O Japão necessitava apenas de um empate contra a Jordânia para garantir a vaga antecipada para a Copa do Mundo de 2014, mas, jogando no estádio King Abdullah, em Amã, os jordanianos não decepcionaram a torcida e conseguiram uma surpreendente vitória por 2 x 1. A partida marcou o fechamento da sétima rodada dos dois grupos das Eliminatórias asiáticas.

Os donos da casa não se intimidaram com a pressão inicial japonesa e abriram o placar com Khalil Bani Ateyah, nos acréscimos do primeiro tempo, de cabeça, após cobrança de escanteio. Na etapa complementar, o Japão seguiu pressionando, mas foram os jordanianos que ampliaram o marcador. Aos 15 minutos, Ibrahim ganhou do zagueiro e tocou na saída do goleiro para fazer 2 x 0.

Os japoneses não se deram por vencidos e diminuíram aos 25 minutos, com Shijji Kagawa, principal atleta da equipe. A chance do empate e de assegurar a vaga para o Mundial de 2014 apareceu no minuto seguinte, mas Endo desperdiçou cobrança de pênalti para o Japão. Daí em diante a tônica do jogo foi a mesma, pressão japonesa e a Jordânia se segurando atrás, até o apito final e o resultado histórico para os donos da casa.

Mesmo com a derrota, o Japão segue em posição confortável para garantir a vaga para a Copa do Mundo de 2014. Líder do Grupo B, com 13 pontos, os japoneses têm seis de vantagem contra a segunda colocada, agora, a própria Jordânia. Na terceira posição estão Austrália e Omã, com seis, e na lanterna o Iraque, com cinco. A próxima rodada será disputada apenas em 4 de junho e colocará frente a frente Japão x Austrália e Omã x Iraque.

Pelo Grupo A, o Uzbequistão manteve a ponta ao vencer o Líbano pelo placar de 1 x 0, enquanto a Coréia do Sul aproveitou a folga do Irã na rodada para se isolar na segunda posição. Os sul coreanos venceram o Catar por 2 x 1 e também deixaram os adversários para trás.

As duas primeiras equipes de cada grupo garantem vaga direta para a Copa do Mundo. Os dois terceiros colocados disputarão um mata-mata para ver quem terá direito a disputar a repescagem intercontinental contra o quinto colocado da América do Sul.

Portal da Copa