O Goiás não vai encontrar facilidades na estreia da competição mais democrática do país, a Copa do Brasil. Ao contrário do que muitos torcedores pensam, o time esmeraldino vai enfrentar um time desconhecido e também um gramado irregular e que tem sido castigado pelas chuvas nos últimos dias. O Verdão enfrenta o Oratório/AP nesta quarta-feira, às 20h30, no estádio Glicério Marques, pregando a cautela, segundo o técnico Enderson Moreira.

É a 21ª participação do Goiás na Copa do Brasil, enquanto o Oratório, campeão amapaense da última temporada no “tapetão”, vai fazer a sua primeira aparição no torneio nacional. Até por essa disparidade, se espera uma goleada, certo? Até poderia ser, em situações normais. O gramado do Glicério Marques não é dos melhores, apesar da reforma nos últimos meses, e uma chuva contínua atinge a cidade de Macapá desde o início da noite de terça-feira.

Confira a galeria de fotos do Goiás em Macapá/AP

Dentro de campo, o técnico Enderson Moreira aproveita o confronto para fazer algumas mudanças e também promover uma estreia. O goleiro Harlei, o zagueiro Rodrigo, o lateral William Matheus, o meia Ramon e o atacante Neto Baiano sequer viajaram, e apenas William Matheus está lesionado. Dessa forma, Renan terá uma oportunidade no gol, Valmir Lucas retorna à zaga, Eron joga na esquerda e Walter está de volta ao comando de ataque.

A dúvida ainda é no meio-campo, e pode contar com uma estreia com a camisa esmeraldino: Hugo, apresentado na semana passada, viajou com o grupo e pode começar o jogo. Se Enderson optar pelo entrosamento, David será o escalado no meio ao lado de Renan Oliveira. Hugo garante que mantém um nível de ansiedade baixo e quer estrear com o pé esquerdo, já que é canhoto e tem um chute forte como arma.

“Tranquilo, um pouquinho ansioso pela estreia, é uma oportunidade nova vestir a camisa do Goiás e espero fazer grandes feitos aqui com essa camisa. Tem que sempre pensar grande, é um pontapé inicial e a gente tem que começar bem, forte e se possível já conseguir a classificação. Se for em termos de camisa, é (obrigação) sim, mas futebol se resolve dentro de campo. O gramado tem a grama um pouco alta e muito irregular, mas tem que superar tudo isso”

https://www.youtube.com/watch?v=u66Mg_nmMu4

O adversário esmeraldino tem como treinador um aluno que vai reencontrar seu professor. André Tabosa é uma espécie de discípulo de Enderson Moreira, com quem teve um curso técnico em 2011, na Granja Comary. André tem a sua disposição um elenco que ainda não atuou em 2013, já que o Estadual do Amapá ainda não começou, além de ser um elenco muito jovem, já que o mais velho do time tem apenas 24 anos. O destaque vai para a promessa do futebol amapaense: Lucas Moura, de apenas 16 anos, que já fez testes no Santos.

FICHA TÉCNICA

ORATÓRIO/AP X GOIÁS

Local: Estádio Glicério Marques, em Macapá
Horário: 20h30 (de Brasília)
Árbitro: Wasley do Couto (PA)
Assistentes: Márcio Gleidson Correia (PA) e Rafael Bastos Cardoso (PA)

ORATÓRIO/AP: Paulo Henrique; Ramón, De Lima e Renerson; Ciro, Lucas Moura, Paulinho Cascavel, Ruan Felipe e Júnior; Patrick e Del Curuçá
Técnico: André Tabosa

GOIÁS: Renan; Vítor, Ernando, Valmir Lucas e Eron; Amaral, Dudu Cearense, Hugo, Renan Oliveira e Eduardo Sasha; Walter
Técnico: Enderson Moreira