A torcida do Crac de Catalão fez muita festa na última partida em casa neste Campeonato Goiano. Há muito tempo não sentia aquela vibração do “gol”, tanto nos jogos em Goiânia quanto nos jogos pelo interior. Parabéns ao Leão do Sul pela surpreendente recuperação. Espero agora poder sentir esta mesma vibração no jogo do Vila Nova e Rio Verde com a presença em massa do torcedor colorado para apoiar o time em busca do resultado para evitar o rebaixamento a Divisão de Acesso 2014.

Dentro de campo, o time vilanovense voltou a apresentar evolução na organização tática, muito empenho e entrega durante os 90 minutos. No entanto, esbarrou nas falhas individuais tanto do ataque quanto do goleiro Vinicius. Com a derrota por 3 a 2, aliado ao empate do Rio Verde, o time da capital vai depender apenas dele para espantar de vez o fantasma do rebaixamento.

Mais uma vez o sistema defensivo foi destaque de um jogo. Os zagueiros Victor Sallinas e Neto Gaúcho foram os autores dos gols colorados. O primeiro, depois de duras críticas após falhas em Goianésia, fez o gol e correu para comemorar com o técnico Hermógenes Neto. Em Catalão, Sallinas teve uma atuação boa. Demonstrou maior segurança emocional e teve bom aproveitamento diante do rápido atacante Danilo. Lá atrás, o camisa 1, Vinicius, se atrasou em duas saídas de bola que foram fatais para o time.

HERMÓGENES NETO

Ele foi o escolhido para desarmar a bomba e levar o Vila a um restante de competição um pouco mais digno. Durante uma semana não conseguiu realizar um coletivo por ter apenas 19 jogadores a disposição. Nunca perdeu a confiança e sempre esbanjou um discurso de responsabilidade e apoio aos atletas que ficaram e a garotada que ganhou a chance nestas últimas cinco rodadas. Podemos colocar na conta dele o fato de Cláudio e Artur serem os aspectos positivos desta reta final. Confira a entrevista coletiva após o jogo em Catalão:

Neto é um cara estudioso, cuidadoso e persistente. Dentro das limitações tem trabalhado bastante e o resultado tem aparecido com melhor organização da equipe. O fato de Alexandre Irineu, preparador físico, ter voltado também está sendo importante. O Vila Nova tem jogado os 90 minutos no mesmo ritmo e quase mesma intensidade.

{mp3}stories/audio/VINICIUS-TONDOLO/2013/0415-hermogenesneto{/mp3}

MUDANÇA DE MANDO –Muitos criticaram a decisão da diretoria em mudar o mando para o Serra Dourada. O time perdeu os clássicos no Serra como poderia ter perdido no OBA. O gramado não era o problema e sim a falta de futebol. Ver mais gente em campo terá dois benefícios – a massa colorado vai apoiar até o fim os jogadores e o clube poderá trocar maior quantidade de ingresso – 15 mil previstos oriundos da Nota Show de Bola. EU ACHO QUE FOI UMA BOA ATITUDE.

TERROR DO SERRA – O Serra também é o terror do Rio Verde – desde que voltou a elite do futebol goiano sequer pontuou. Foram 4 jogos e 4 derrotas – 1 gol marcado e 16 sofridos.

NO MEIO DO CAMINHO – A delegação do Vila Nova ficou parada próxima a cidade de Pires do Rio por problema no ônibus. Inicialmente a informação passada era de falta de combustível. Pela manhã, o supervisor Iron Gonçalves explicou que houve um problema mecânico (bomba injetora).

HERÓIS DA CASA – Está foi a expressão usada por Hermógenes Neto para rotular a boa atuação dos volantes Arthur e Cláudio e o empenho dos garotos Alan e Gustavo que também tem recebido a oportunidade.

SEM MATERIAL – O garoto Arthur tem sido uma grata surpresa neste Goianão. No jogo de ontem acabou tendo sua chuteira rasgada por usá-la no treino e nos jogos. Pegou uma emprestada para terminar o jogo. Ele terá material novo para o duelo de domingo.

TRANSFERÊNCIA… – Para criticar o presidente executivo, O Dr. Paulo Miguel Diniz foi bastante ligeiro ao responsabilizá-lo pelo momento da equipe. Ele apenas esqueceu que todos os contratos de jogadores e de patrocinadores tem que ter a assinatura dele para ter validade. Ou seja, a responsabilidade é dos dois.

… AUSENTE – O presidente do Conselho não compareceu ao jogo em Catalão. Martinez contou com o apoio de Rodrigo Nogueira e Geso Oliveira. Num momento que se cobra união dos dirigentes, os mesmos – de sempre – da linha de frente estiveram acompanhando a equipe.

ATRASO – A assessoria de imprensa do GDF confirmou o adiamento da inauguração do estádio Mané Garrinha, em Brasília, de 21 de abril, para 18 de maio – 8 dias antes do jogo entre Flamengo e Santos na abertura do Campeonato Brasileiro. Este será o primeiro evento teste da nova arena.

CAIU – Após ter sido goleada na Série A2 do Paulistão, a diretoria da Portuguesa anunciou a demissão do técnico Péricles Chamusca, ex-treinador do Goiás.

CAMPANHA – Entre os 10 integrantes do grupo B da Série C, apenas o Mogi Mirim vivem um grande momento no campeonato estadual. Caxias, Macaé, Madureira, Duque de Caxias, Barueri e CRAC escaparam do rebaixamento. O Guarani caiu e o Betim (ex-Ipatinga) não passou da primeira fase da segunda divisão do mineiro.