Fica a dica!!!!! Como o próprio nome já diz, é nosso espaço para sugestões. Vamos garimpar dicas de filmes, livros, discos, locais e qualquer outra coisa que não esteja em destaque no momento, mas que já foi ou que estará em breve na boca do povo. Hoje a dica é o filme: uma carta para Heitor, da cineasta goiana Larissa Fernandes.
{mp3}stories/2013/clubedacultura/ISABELLA_NEGRINI_-_FICA_A_DICA_UMA_CARTA_PARA_HEITOR{/mp3}
Uma carta para Heitor
O cinema de Goiás nunca foi tão reconhecido como agora. Diversas produções comprovam o amadurecimento e crescimento audiovisual do estado e celebram as diversas formas de linguagens artísticas desenvolvidas por aqui. Um dos melhores exemplos dessa nova cara do cinema goiano é a produtora de cinema e vídeo panaceia filmes, que estreia um novo curta-metragem no próximo sábado.
Com o nome de uma carta para Heitor, o filme foi dirigido pela cineasta LarissaFernandes e contemplado no concurso de roteiros do festival de cinema de Goiânia (Festcine), em 2011. O curta-metragem conta a história de Beatriz, interpretada por Mariana Alves, que após encontrar uma caixa com lembranças do passado de seus pais, fica em dúvida e sai em busca de uma resposta.
De acordo com a diretora, é uma história que fala, antes de tudo, sobre a curiosidade, descoberta e o amadurecimento. Ela queria contar a história pelo viés de uma pré-adolescente que aos poucos se descobre. Foi o que fez. A busca da identidade familiar e os dramas da adolescência são os principais temas apresentados no filme.
O roteiro nasceu de um exercício da própria diretora em realizar um curta-metragem que se apoia no universo infantil, e que, aos poucos, se revela denso e investigativo. Sem melodramas, os personagens foram concebidos para que cada um sustentasse diferentes situações.
Foram seis dias seguidos de filmagens e mais um dia para gravar imagens em VHS. Para a concepção do curta, foram necessárias 35 pessoas, entre produtores, técnicos de sons, fotógrafos, diretor de arte e figurinista. Com três diferentes locações, a produção ainda contou com um número exorbitante de equipamentos e inúmeros objetos de arte para a composição cênica.
Para a escolha dos atores, Larissa realizou testes de elenco e acabou por revelar a atriz Mariana Alves, que celebra a sua estreia no cinema. A diretora também convidou atores já consagrados no teatro e em produções cinematográficas, a exemplo de Hélio Froés, LorenaLira, Bruno Peixoto e do ator e também artista plástico SandroTorres.
Trata-se da segunda direção assinada por Larissa. O enquanto, estreado em 2009, foi realizado como projeto de conclusão do curso de audiovisual, da universidade estadual de Goiás (UEG). O curta-metragem ganhou o prêmio de melhor ficção universitária e prêmio estímulo melhor vídeo universitário, no VIFestcine.
A produtora de cinema e vídeo panaceia filmes, que realizou o Uma carta para Heitor, foi formada em maio de 2010 por cinco jovens recém-egressos da universidade, que tinham por objetivo realizar seus próprios projetos na área audiovisual. Partindo das ambições pessoais e iniciais dos sócios-fundadores, a panaceia filmes pôde aos poucos desenvolver sua área de atuação, que hoje visa o desenvolvimento continuado do audiovisual no estado de Goiás.