Com a meta de atingir 80% das pessoas que estão inseridas como público-alvo da campanha, a Superintendência de Vigilância em Saúde de Goiás (Suvisa) realiza neste sábado (20) o dia “D” da vacinação contra a Influenza, doença respiratória infecciosa.
A superintendente da Suvisa, Tânia Vaz, reforçou a importância da população se vacinar. “Esta é uma grande oportunidade, porque estamos no início de um período em que as temperaturas são mais baixas, e é propício para multiplicação e circulação de vírus da Influenza, então é extremamente importante procurar os postos para vacinação”, destaca.
O dia “D” vai contar com 854 postos fixos de vacinação, além de 1.500 postos móveis, com funcionamento das oito horas da manhã até às 17h.
Devem ser vacinadas pessoas com mais de 60 anos, crianças de seis meses a dois anos de idade, indígenas, gestantes, mulheres que tenham dado à luz há até 45 dias, presidiários, trabalhadores da saúde, e portadores de doenças crônicas não transmissíveis.
Mesmo com a baixa procura, a gerente de imunização, Clécia Vecci, acredita que o dia “D” de vacinação pode aumentar o número de vacinações. “Goiás tem um bom histórico de vacinação. O ano passado (2012) nós ultrapassamos a meta, chegando a 94%. Pode haver um pouquinho de comodidade do povo, além de um subregistro. A maioria dos municípios deixa para enviar os dados no final da campanha. Mas nós acreditamos que a meta será alcançada”, declara.
Até o momento, mais de 73 mil pessoas já se vacinaram. Em 2012, foram 71 casos confirmados no estado, com 18 mortes. Em 2013 já são 45 casos notificados, mas nenhum confirmado. A campanha de vacinação vai até o dia 26 de abril.