O cachorro é considerado o melhor amigo do homem e todo mundo sabe. Mas esta estreita relação não se limita ao afeto. Ela também tem sido importante na recuperação de crianças e idosos com doenças graves.
Estudos apontam que a relação com animais ajudam no tratamento de crianças com câncer. Está comprovado cientificamente que um simples afago no pelo do animal libera endorfina, provocando sensação de bem-estar que ajuda na recuperação dos pacientes.
A professora do Instituto de Ciências Biológicas da UFG, Ekaterina Rivera, explica como se deu o início da relação entre o homem e o animal. “A primeira relação, o homem atuava como predador e caçador, depois foi evoluindo e o cão se tornou um grande parceiro,” lembra.
Na relação voltada para o tratamento de doenças, a professora universitária conta que além dos cães, os equinos também são muito utilizados com esta finalidade.
A empresária Tatiana Gaspar, proprietária de um canil em Santa Catarina, atesta que atualmente muitas pessoas estão buscando animais para auxiliar no tratamento de crianças e idosos.