O pãozinho francês do nosso café da manhã de todos os dias está salgadinho em Goiânia. E pra completar o leite também não fica atrás. Pesquisadores do PROCON Goiás visitaram entre os dias 17 e 23 de abril de 2013, 24 estabelecimentos da capital, sendo 14 panificadoras e 10 supermercados. No levantamento feito foi constatado que nos últimos doze meses o aumento deste item tão presente nas nossas vidas pode chegar a 23,89% e o leite em até 27% nos supermercados.
O gerente de pesquisa e cálculo do PROCON Goiás, Gleidson Tomaz, explica que para quem ganha um salário mínimo o impacto no bolso é grande. “Nós fizemos uma simulação com uma família com três pessoas, sendo que cada uma comia apenas um pão por dia e a quantidade de leite determinada pelo Dieese na cesta básica nacional isso vai comprometer mais de 18,85% do salário mínimo, somando mais de R$ 127 mensais somente no consumo de pão e leite,” revela.
O aumento no preço de produtos da mesa de café da manhã não se restringe ao pão ou ao leite, a alta também atingiu quitandas como: pão de queijo, biscoito de queijo, pão de milho, pão mandi, entre outras. GleidsonTomaz relata que mesmo com significativo aumento de preços em supermercados, ainda é mais vantajoso comprar neste tipo de estabelecimento do que em panificadoras. “Como carro chefe destes estabelecimentos não é o pãozinho, eles podem praticar preços menores para atrair os consumidores para dentro da loja,” explica.
A saída para que seu bolso não pese bastante é observar onde estão sendo praticados os melhores preços, ou seja, vale identificar onde está mais barato o leite e o nosso querido e delicioso pãozinho francês.