A ex-senadora e ex-ministra do meio ambiente, Marina Silva, passou por Goiânia no processo de coleta de assinaturas para a criação de seu novo partido: a Rede Sustentabilidade. Depois de participar da fundação do PT, nos anos 80, e ser candidata à presidência da república pelo PV, em 2010, Marina quer estabelecer o que chama de uma nova plataforma política. A rede deve sustentar a nova candidatura dela à presidência na próxima eleição.
Das 555 mil assinaturas necessárias, a rede já tem 200 mil, 12 mil foram conseguidas em Goiás. Marina afirma que pode ser candidata no ano que vem, mas não vai antecipar a discussão sobre o pleito. “É uma possibilidade, mas do ponto de vista político é uma força que recebeu quase 20 milhões de votos nas últimas eleições,” lembra.
https://www.youtube.com/watch?v=YQ7kT33miGo
As assinaturas para a criação da rede sustentabilidade devem ser apresentadas até outubro ao tribunal superior eleitoral, TSE. Marina Silva também caracterizou de encomenda do governo federal o projeto de lei que restringe a criação de novas siglas no Brasil. A matéria foi aprovada na Câmara dos Deputados e prejudica o fundo partidário e o tempo de propaganda das legendas que forem formadas. “Estamos pedindo a ajuda das pessoas para que se contraponham a esse casuísmo que estão fazendo com a Rede Sustentabilidade. Estão fazendo uma lei de encomenda para tirar os 35 segundos que teríamos na televisão. Estão tentando impedir que as novas ideias possam chegar ao coração das pessoas,” denuncia.
A visita de Marina a Goiânia também serviu para a oficialização da futura filiação do deputado estadual major Araújo, hoje no PRB, ao Rede Sustentabilidade. O parlamentar afirma que sua transferência é motivada por uma afinidade ideológica. “Eu me identifico muito com o projeto,” cita o parlamentar.
Major Araújo garante que sua mudança partidária não é um ato de oportunismo, já que o fato de a Rede ser um novo partido abre um precedente junto à justiça eleitoral para que a troca seja feita sem que ele perca o mandato.
Além de Goiânia, Marina ainda visita as cidades de Catalão e Anápolis, em Goiás.