O Maracanã passou no primeiro teste, realizado neste sábado (27), conforme avaliação do presidente da Emop (Empresa de Obras Públicas), Ícaro Moreno Júnior. Um público de 27 mil pessoas, formado pelos operários da reforma do estádio do Rio de Janeiro para a Copa das Confederações e Copa do Mundo, além dos seus familiares e convidados, assistiram a diversas apresentações musicais e à partida entre amigos de Ronaldo e amigos de Bebeto. Também estiveram no evento a presidenta da República, Dilma Rousseff, o ex-presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, o governador do Rio, Sérgio Cabral, e o prefeito da capital, Eduardo Paes.

“Foi ótimo. Testamos a iluminação do campo, som, telões, ar-condicionado, mobilidade, vibração da arquibancada e rampa Bellini, sistema de esgoto e água potável e elevadores. Tivemos pequenos problemas no sistema de pressurização dos mictórios e em dois elevadores, que resolvemos em poucos minutos. Os demais itens corresponderam plenamente às recomendações da FIFA”, avaliou Ícaro.

A cerimônia teve início com a apresentação do sambista Neguinho da Beija-Flor, que puxou o coro da torcida com a tradicional “Domingo eu vou ao Maracanã”. A festa continuou com Naldo, que apresentou uma versão do sucesso “Amor de Chocolate” falando dos times cariocas e expressões do futebol. Em seguida cantaram Preta Gill, com a sua versão para “Aquele Abraço”, de Gilberto Gil, e Martinho da Vila, que interpretou “Cidade Maravilhosa”. Já com as equipes de Ronaldo e Bebeto em campo, o Hino Nacional foi interpretado por Sandra de Sá, Fernanda Abreu, Ivan Lins e Eduardo Dusek, torcedores de Flamengo, Vasco, Fluminense e Botafogo, respectivamente.

O Maracanã passou a contar com 78.838 lugares, mas no evento deste sábado, a capacidade utilizada foi de 30%, com a abertura do setor leste e parte do sul. o próximo teste será no dia 15 de maio, agora com o estádio operando com 50% de sua capacidade de público. Para este dia serão abertos os setores oeste e norte e a parte restante do sul. No dia 2 de junho, já sob gestão da FIFA, a arena terá 100% de sua capacidade para o amistoso entre Brasil e Inglaterra.

Portal da Copa