A última semana marcou o início das oitavas de final da Copa Libertadores da América, mas essa semana marca a início da caminhada dos brasileiros nessa fase da competição. Quem abre a participação do país é o Palmeiras, que encara o Tijuana, em território mexicano, às 22h30 (de Brasília). Além dessa partida, o Tigre/ARG encara o Olímpia/PAR, às 20h15, em solo argentino.

A saga palmeirense não será fácil. Depois de viajar mais de 15 horas e chegar na véspera da partida ao México, o Palmeiras terá mais do que o Tijuana como adversário na noite de hoje: a torcida mexicana promete fazer uma pressão enorme e o gramado sintético promete atrapalhar os palmeirenses. O Verdão chegou a treinar em gramados sintéticos na última semana, mas o técnico Gílson Kleina se surpreendeu com a diferença do sintético mexicano, muito mais baixo.

Mesmo assim, o treinador está confiante, desde que os palmeirenses mantenham a tranquilidade e estejam focados em errar o mínimo possível em campo. Sem Fernando Prass e Valdivia, lesionados, e sem o atacante Leandro, um dos destaques da equipe, mas que não está inscrito, o Palmeiras promete atacar para buscar um gol fora de casa. Por isso, o time terá Thiago Real como meia ofensivo e uma dupla de ataque, formada por Vinícius e Kleber.

Do outro lado, pesa a favor dos mexicanos o fato de terem desbancado o atual campeão da Libertadores e do Mundo na primeira fase. No mesmo Estádio Caliente, o Tijuana venceu o Corinthians por 1 a 0 e destruiu uma invencibilidade corintiana que já durava 17 partidas na competição. Agora, o técnico Antônio Mohamad quer desbancar mais um brasileiro e conta com todos os jogadores, entre eles os atacantes Martínez e Riascos.

FICHA TÉCNICA

TIJUANA (MEX) X PALMEIRAS

Local: Estádio Caliente, em Tijuana (MEX)
Data/Horário: 30/4/2013, às 22h30
Árbitro: Martin Vazquez (URU)
Assistentes: Mauricio Espinosa e Marcelo Costa (URU)

TIJUANA: Saucedo, Gandolfi, Aguilar, Castillo e Nuñez; Pellerano, Arce, Corona; Martinez, Riascos e Moreno. Técnico: Antonio Mohamed

PALMEIRAS: Bruno; Ayrton, Henrique, Mauricio Ramos e Marcelo Oliveira; Márcio Araújo, Charles, Wesley e Thiago Real; Vinícius e Kleber. Técnico: Gilson Kleina.