Se não faltou emoção na terça-feira em Madrid, com um final de jogo de tirar o fôlego, a promessa é que em Barcelona a tensão seja maior ainda nesta quarta-feira. Depois de ser goleado de forma humilhante em Munique por 4 a 0, o Barcelona vai buscar o milagre de reverter o placar diante do Bayern nesta quarta-feira, às 15h45 (de Brasília), para chegar a grande decisão da Champions League e encarar o já classificado Borussia Dortmund em Wembley.
O milagre catalão passa por uma peça crucial: Lionel Messi, que no primeiro jogo passeou pelo gramado da Allianz Arena, ainda se recuperando de lesão. Messi está recuperado e mostrou isso no último sábado, com um golaço diante do Atlethic Bilbao. O camisa 10 e melhor do mundo terá pela frente a missão de balançar a rede dos bávaros e as estatísticas jogam a favor do argentino: Messi marcou três ou mais gols em partidas memoráveis nas três últimas temporadas.
O técnico Tito Vilanova poderia ser chamado de louco em sua entrevista coletiva, ao afirmar que acredita inteiramente em uma “remontada”, uma virada inacreditável jamais vista história do Barça. Para a partida desta quarta-feira, o treinador segue sem contar com Mascherano, lesionado, não terá o lateral Jordi Alba, suspenso, e não deve contar com Busquets, que sente dores musculares. Em compensação, Adriano volta ao time e Song dever ser o volante.
No time bávario, o técnico Jupp Heyneckes mantém a cautela nas alturas, mas determinou aos seus jogadores que eles mostrem que os 4 a 0 na semana passada não foi uma “zebra”. O treinador deverá ter todos a disposição, mas ainda aguarda a confirmação do brasileiro Dante, que está gripado. Quem reforça o time é o atacante croata Mandzukic, que ficou fora do primeiro jogo por cumprir suspensão automática.
O que Jupp Heyneckes quer é evitar o que ele já viveu: o técnico foi um dos três treinadores da história que viu sua equipe tomar uma virada após vencer por quatro gols de vantagem em competições europeias. Na temporada 85/86, sua equipe, o Borussia Monchengladbach venceu o Real Madrid por 5 a 1 na ida e na volta, perdeu de 4 a 0, em duelos pela Copa UEFA.
FICHA TÉCNICA
BARCELONA x BAYERN DE MUNIQUE
Data/hora: 1/5/2013, às 15h45 (de Brasília)
Local: Camp Nou, Barcelona (ESP)
Árbitro: Damir Skomina (SVN)
Barcelona: Valdés, Daniel Alves, Piqué, Bartra e Adriano; Song, Xavi e Iniesta; Messi, Pedro e David Villa. Técnico: Tito Vilanova
Bayern de Munique: Neuer, Lahm, Badstuber, Dante (Van Buyten) e Alaba; Schweinsteiger, Boateng, Robben, Ribéry e Müller; Mário Gomez. Técnico: Jupp Heynckes.