A inadimplência dos municípios goianos junto ao Cadastro Único de Convênios com a União tem preocupado a Associação Goiana dos Municípios.
De 246 cidades, 236 estão negativadas, representando mais de 95% do total. O presidente da AGM, Cleudes Baré, afirmou que a inadimplência é consequência das más gestões anteriores e da queda de receita.
“Representa o empobrecimento dos municípios, a dificuldade que os municípios enfrentam para cumprir as obrigações. Problemas de convênios não cumpridos, prestação de convênios não feitos, repasse de verba federal de obras ainda não concluídas, e também por altas dívidas estabelecidas nesse contexto de repasses de dívidas e compromissos de uma gestão para outra. E vivenciamos um momento de queda de receita. Isso inviabiliza qualquer ação que a prefeitura venha a realizar, principalmente com os convênios federais”, relata.
Os municípios goianos em débito com o Governo Federal estão impedidos de assinarem novos convênios, além de terem bloqueados os recursos de convênios que já estão sendo executados. Opresidente Cleudes Baré solicitou que fosse recomposto o Fundo de Participação dos Municípios.
Além disso, o Presidente da AGM destacou que uma mobilização será feita nacionalmente para que hajam mudanças no pacto federativo.












