Três minutos. Foi o tempo que o Goiás levou para tirar toda a vantagem construída e mantida pela Aparecidense em 150 minutos. Até os 11 minutos da segunda etapa, a equipe de Aparecida vencia os esmeraldinos por 1 a 0. Como havia ganhado o primeiro duelo por 2 a 1, poderia até tomar um gol que estaria na decisão do Campeonato Goiano, mas tomou dois e viu se obrigado a buscar o resultado que interessava. Passaram-se mais cinco minutos e sofreu outro gol, aí o sonho morreu de vez. Ainda deu tempo para o Verdão fazer o quarto e se credenciar mais uma vez à disputa de melhor do Estado contra o Atlético.

O Goiás fez 4 a 1 na Aparecidense, de virada, no Estádio Aníbal Batista de Toledo e garantiu presença na final do Campeonato Goiano de 2013. Os gols esmeraldinos foram marcados por Eduardo Sasha, Thiago Mendes, Walter (pênalti) e Dudu Cearense. Washington marcou primeiro para os donos da casa.

Na decisão, o Goiás terá vantagem de jogar por dois empates diante do Atlético, por ter feito uma melhor campanha nas duas primeiras fases da competições. Os jogos serão no Estádio Serra Dourada, provavelmente nos dois próximos domingos. A Federação Goiana de Futebol confirmará as datas e horários das duas partidas.

A decisão entre Atlético e Goiás será a terceira consecutiva e a sexta desde 2006, quando o time rubro-negro conquistou a competição. Os esmeraldinos levam a melhor neste retrospectos recente, com três títulos contra dois do Dragão.

 

Camaleão em vantagem

O técnico Enderson Moreira exibiu na escalação o motivo para tanto segredo na escalação. Ele colocou Valmir Lucas na ala direita para dar liberdade ao ala Vitor atacar.

Com a vantagem de jogar pelo empate, os donos da casa marcavam sempre antes da linha do meio campo. Por sua vez, o Goiás tentava encontrar espaços no acanhado gramado do Estádio Aníbal Batista de Toledo. Mesmo jogando atrás, o primeiro chute ao gol foi da Aparecidense, aos 4 minutos, quando Diego Lira arriscou de fora da área. O goleiro Renan defendeu em dois tempos.

A resposta esmeraldina veio aos 9 minutos. Valter ganhou da defesa pelo lado esquerdo e levantou para Vitor, que de voleio, bateu à esquerda do gol de Pedro Henrique.

Aos 14, o Goiás chegou a balançar as redes com o atacante Walter, mas o assistente Tiago Gomes já havia assinalado impedimento do ataque esmeraldino. Sete minutos depois, o Verdão voltou a levar perigo. William Matheus cruzou bola da esquerda. Ramón se atirou e tocou com o bico da chuteira. Pedro Henrique salvou.

A pressão alviverde seguia grande. Depois de cobrança de escanteio, a bola sobrou para Eduardo Sasha que disparou da entrada da área, a bola passou com muito perigo para Pedro Henrique.

Aos 25, Walter deu lindo passe para Thiago Mendes em velocidade. Ele limpou o goleiro e tocou para as redes, o zagueiro salvou no momento em que a bola estava quase sobre a linha.

Era o Goiás que pressionava e criava as melhores oportunidades, porém quem balançou as redes primeiro foi a Aparecidense. Depois de cobrança de escanteio a bola sobrou para Washington que arriscou da intermediária acertando o ângulo do goleiro Renan, que nada pode fazer. Tudo isto aconteceu aos 33 minutos do primeiro tempo.

O Goiás voltou a estar muito perto do gol aos 44 minutos. Walter cobrou falta da intermediária e a bola foi na trave direita de Pedro Henrique. No rebote, a bola tocou em um jogador da Aparecidense antes de ir para a linha de fundo. Os alviverdes pediram toque de mão, que Wilton Pereira Sampaio não deu.

Assim que encerrou o primeiro tempo, o árbitro foi cercado pelos jogadores do Goiás que reclamaram muito da atuação do apitador, principalmente da marcação do escanteio que originou o gol do time da casa.

 

Virada, goleada e classificação

Como o esquema não deu certo na primeira etapa, o treinador alviverde tirou o zagueiro Rodrigo, voltou Valmir Lucas para a zaga e colocou o meia Renan Oliveira.

Logo no primeiro minuto do segundo tempo, o Goiás chegou com perigo. Walter girou em cima da defesa e bateu, a bola passou muito perto da trave de Pedro Henrique.

Walter era o jogador mais perigoso do Goiás. Aos 5 minutos ele cobrou falta da intermediária. Pedro Henrique espalmou para o lado como manda o figurino.

Precisando de virar o jogo para garantir vaga na decisão, o Goiás demonstrava nervosismo e encontrava muita resistência no bom sistema defensivo montado por Wladimir Araújo. Porém a muralha azul que parecia intransponível desmoronou em oito minutos.

Quando colocou a bola no chão, o Goiás chegou ao gol. Aos 12, Walter fez o pivô na meia lua e serviu  Sasha que bateu firme para vencer o goleiro Pedro Henrique e empatar o jogo.

Três minutos depois, o Verdão chegou a virada. Thiago Mendes avançou pela intermediária e bateu, a bola desviou na zaga e matou o goleiro Pedro Henrique.

Mesmo tendo virado o jogo, o Goiás seguiu em cima. Aos 19, o time esmeraldino cobrou escanteio e Walter foi deslocado na área. Pênalti assinalado pelo árbitro Wilton Pereira Sampaio. A torcida escolheu o batedor e ele, Tufão, cobrou com muita categoria no canto direito, enquanto Pedro Henrique caiu para o esquerdo.

Aos 29 o confronto que até então tinha sido equilibrado virou goleada. Walter, sempre ele, fez lindo lançamento para Dudu Cearense, que recebeu sozinho nas costas da zaga. Ele dominou e bateu na saída de Pedro Henrique para fazer o quarto.


Ficha Técnica: Aparecidense 1×4 Goiás

Competição: Campeonato Goiano (Fase Semifinal / Jogo de volta)

Data: 05/05/2013

Horário: 16h

Local: Estádio Aníbal Batista de Toledo

Árbitro: Wilton Sampaio

Assistentes: Márcio Soares e Tiago Gomes

 

Gols: Washington (33’/1T); Eduardo Sasha (12’/2T); Thiago Mendes (15’/2T); Walter (20’/2T) e Dudu Cearense (29’/2T)

Cartões amarelos: Abuda e Murilo (Aparecidense); Eduardo Sasha e Ernando (Goiás)

Cartões vermelhos:

Renda / Público:

Aparecidense: Pedro Henrique; Jonatan (Claytinho), Márcio Santos, 4 Murilo e Anderson Paim; Jeferson, Renato Xavier, Abuda (Guilherme), Eduardo Arroz e Washington; Diego Lira (Rodriguinho).

Goiás: Renan; Valmir Lucas, Ernando, Rodrigo (Renan Oliveira) e William Matheus; Amaral, Thiago Mendes, Vitor,  Ramón (Neto Baiano) e Eduardo Sasha (Dudu Cearense); Walter.