Técnico em um clube, com um cargo diretivo em outro clube, isso seria viável? Mesmo com a longa carga de trabalho no dia a dia à frente de uma equipe, isso foi visto como possível para o técnico Waldemar Lemos, do Atlético. Além de comandar a equipe na Série B do Campeonato Brasileiro, que começa no próximo dia 25, contra o Palmeiras, em Itu-SP, o treinador será também coordenador técnico do América-PE.
Waldemar já teve passagens destacadas pelo Pernambuco, quando treinou o Náutico em duas oportunidades (2009 e 2011/12) e também o Sport (2012), e tem uma relação de amizade com os dirigentes do Mequinha. O treinador não terá um contrato com o time pernambucano e vai tentar ajudar o clube na disputa do Campeonato Pernambucano da 2º Divisão.
Em entrevista ao site Globoesporte.com, o diretor de futebol do América-PE, Osmundo Bezerra, destacou que o treinador viajará para o Recife quinzenalmente e passará de dois a três dias em reunião para definir parâmetros técnicos da equipe. Waldemar Lemos, em conversas informais no CCT do Urias Magalhães, confirmou que já ajudava o time pernambucano, mas não quis entrar em detalhes nesse momento, apesar de garantir que continua no Dragão.
O América-PE é um dos clubes mais tradicionais no Pernambuco e comemora o seu centenário em 2014, no dia 12 de Abril. O último título do Mequinha foi em 2010, justamente uma Divisão de Acesso, quando voltou para a elite, mas voltou a ser rebaixado no Estadual do ano passado. O América-PE disputou seu último campeonato brasileiro na temporada de 1991, quando a competição tinha 64 times e o time terminou em 59º.
Neste ano de 2013, o time pernambucano deu um salto em sua gestão e se tornou um clube empresa, gerenciado pela empresa pernambucana AFC Participações e Projetos S/A. O projeto do clube e da empresa é de conquistar a vaga na elite pernambucana e fazer um campeonato de destaque no ano do centenário, com a ajuda de Waldemar.