O resultado em campo não foi o esperado pelos 26.803 torcedores presentes na Arena Pernambuco nesta quarta-feira (22), já que Náutico e Sporting apenas empataram em 1 x 1. Já os serviços e estrutura usados antes e durante o jogo foram bem avaliados pelo Comitê Organizador Local (COL) e pelo governo de Pernambuco.
Entre as quatro linhas, o empate foi desenhado pelos jogadores do Náutico. O Sporting saiu na frente com um gol contra de Luís Eduardo aos 26 minutos da etapa inicial e o Náutico empatou com gol de pênalti de Elton aos 37 minutos do segundo tempo.
Em relação às sete áreas operacionais testadas pelo COL, o resultado foi positivo, segundo o gerente geral de Integração Operacional do Comitê. Tiago Paes explicou que alguns aspectos pontuais precisam ser melhorados, algo normal para uma primeira experiência. “Nenhum estádio funciona perfeitamente no primeiro dia. O sistema de controle de acesso, bares, área Vip… tudo amadurece com um número maior de eventos”, disse.
Ele elogiou a estrutura da arena. “É compacta, a gente sente a torcida, como um caldeirão. Há vários espaços amplos que podem ser usados de formas diferentes, como deve ser uma arena multiuso”, completou.
Mobilidade e Segurança
O secretário extraordinário de Copa de Pernambuco, Ricardo leitão, avaliou positivamente os esquemas de segurança e mobilidade antes e durante o jogo neste primeiro grande teste. De acordo com ele, não houve problema grave de segurança, apenas a detenção de um cambista.
Quanto à mobilidade, Leitão observou que houve coincidência entre o pico de retorno dos trabalhadores e o pico de chegada de torcedores ao jogo e que, por isso, haverá ampliação do número de trens. Quem foi mais cedo para a arena não enfrentou lotação no metrô.
“Vamos aumentar os trens, embora certamente não haverá coincidência desse porte na Copa das Confederações, já que os jogos caem em dois domingos e a quarta-feira com partida será ponto facultativo e meio expediente”, explicou.
Ele pontuou ainda outras questões que passarão por ajustes. “Teremos que melhorar a iluminação e a operação no Parqtel (o estacionamento mais próximo, de onde saíram ônibus gratuitos para a arena). Houve um problema de lentidão no acesso porque muita gente deixou para comprar o tíquete na entrada do estacionamento, mesmo havendo seis pontos de venda antecipada”, disse.
Portal da Copa