Estudos técnicos que estão previstos para serem concluídos no final do mês de junho apontam para uma possível redução da tarifa do transporte coletivo em Goiânia e região Metropolitana.
A tarifa que antes estava a R$ 2,70 obteve um reajuste de 11%, indo para o valor R$ 3, gerando várias manifestações. O presidente da Companhia Metropolitana do Transporte Coletivo (CMTC), Ubirajara Alves, confirmou nesta segunda-feira (27) a possibilidade da redução do valor. “O fato é que vai abaixar a tarifa, mas o quanto eu não vou especular, afinal precisamos primeiro fazer o trabalho para depois anunciar essa possível redução. Num estudo recomendado pelo prefeito mostra que o grande impacto das tarifas chama-se subsídio cruzado, aproximadamente 20% da tarifa é subsídio, ou seja, quem paga a tarifa está subsidiando quem não paga. Precisamos saber o quanto ela pode abaixar diante do quadro atual. Evidente que esse quadro pode mudar, pode ser que ocorram subsídios, mas esses são recursos bancados pelos governos”, explica.
Dentre as justificativas para o reajuste na tarifa, o presidente Ubirajara Alves destacou a reposição necessária devido aos investimentos realizados nos terminais de ônibus. Além do estudo para redução da tarifa de transporte, a renovação da frota de ônibus também tem sido discutida. O vice-presidente do Setransp, Décio Caetano, afirmou que já existe um projeto para uma nova renovação da frota ainda em 2013.