Cinquenta paróquias ocuparam o centro de Goiânia nesta quinta-feira (30) para as comemorações do dia de Corpus Christi. O feriado é marcado para a primeira quinta depois do domingo da santíssima trindade e tem destaque para a confecção dos tapetes para a passagem da procissão.

Os tapetes de rua são uma tradição e manifestação artística realizada por fiéis da Igreja Católica. Os desenhos utilizados são variados, mas enfocam principalmente o tema eucaristia. Os painéis são feitos de diversos tipos de materiais, tais como serragem colorida, pó de café, farinha, areia e flores.

Em Goiânia, as principais ruas do Centro foram enfeitadas. Os dois primeiros quarteirões da avenida Araguaia, a Rua 2 e a sequência é fechada na Avenida Tocantins, até a Praça Cívica.

Um dos coordenadores da comemoração, padre Rodrigo de Castro Ferreira, explica as ações que foram realizadas. “Entre três e quatro mil pessoas, de várias paróquias, a maioria jovens, que com muito carinho preparam esse lindo e humilde tapete, para que o Jesus no santíssimo sacramento do altar possa passar,” conta.

O religioso, que também é responsável pelo setor de juventude da arquidiocese da Capital, fala sobre a história da comemoração de Corpus Christi. “A festa começou no século XIII na Alemanha. Nesse dia, de maneira muito especial, Jesus sai pelas ruas da cidade levando muito alegria e benção para todos,” diz.

O encerramento será com uma missa, às 17 horas, na Praça Cívica, com a presença de fiéis de todas as paróquias da Arquidiocese de Goiânia.