Vic Barros, 27 anos, pernambucana, aluna de Letras na Universidade de São Paulo, é a nova Presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE). A pernambucana foi eleita durante o 53º Congresso da UNE que terminou em Goiânia neste domingo (2). De acordo com a UNE, a eleição teve participação recorde. “Delegados representaram 98% das instituições de ensino superior no Brasil”, informa a entidade.

Vic foi eleita pela chapa “Bloco da unidade para o Brasil avançar”. Ela obteve um total de 2.607 votos (69%). As demais chapas concorrentes foram “Oposição de Esquerda da UNE”, com 618 votos (16,4%) e “Campo popular que vai botar a UNE pra lutar”, com 539 votos (14,3%).

A garota nasceu na cidade de Garanhuns, mesmo município em que também nasceram Miguel Arraes e Luís Inácio Lula da Silva. Ela foi para São Paulo aos 13 anos e durante a adolescênia não participou do grêmio do colégio, nem do movimento secundarista, mas se aproximou sentimentalmente da política com a admiração “dos dois líderes do solo”, diz o site oficial da UNE.

Alguns dos objetivos e metas que Vic deve traçar à frente da UNE são a luta dos estudantes em garantir 10% do PIB para a Educação, 100% dos royalties do Petróleo e 50% do Fundo Social do Pré-Sal para a educação e outros.

Congresso

O Congresso da UNE também definiu, no sábado, rumos da entidade para os próximos dois anos, no que diz respeito à conjuntura nacional, educação e organização do movimento estudantil. Foi convocada, na plenária final, uma Jornada de Lutas para os meses de junho, julho e agosto, com a pauta central da Educação brasileira.