A hora da verdade vai se aproximando e o dia do teste final chegou. A Seleção Brasileira, que inicia a disputa da Copa das Confederações no próximo sábado, contra o Japão, em Brasília, realiza neste domingo, a sua última prova antes da competição oficial. E que prova: enfrenta “só” a França, rival histórica do Brasil e que nos últimos anos se tornou uma espécie de carrasco com vitórias marcantes. A partida acontece na Arena Grêmio, às 16h, com cobertura da RÁDIO 730.
Depois do empate contra a Inglaterra, por 2 a 2, no último domingo, no Maracanã, a Seleção Brasileira embarcou para Goiânia, onde realizou cinco treinos bem intensos, chegando próximo do que Luiz Felipe Scolari quer da equipe: aplicação, agrupamento e um time muito falante.
Depois de treinar a equipe em Porto Alegre na sexta-feira e fazer o reconhecimento da Arena Grêmio no sábado, Felipão confirmou a equipe para encarar os franceses, com apenas uma novidade em relação ao time do último jogo: Marcelo será o titular na esquerda, entrando na posição que foi ocupada por Felipe Luís. Existia também a possibilidade de Dante ganhar uma oportunidade, mas isso deve ser feito no decorrer da partida.
Quando se fala em Brasil e França, ultimamente, se fala em derrotas da Seleção, que não vence há seis jogos, entre eles duas partidas pela Copa do Mundo. O momento não é bom para a Seleção Brasileira e muito tem se falado sobre o respeito que a equipe nacional tem no continente europeu. Felipão também abordou esse tema e acha que o Brasil precisa se impor.
“Eu acho é que nós passamos a imagem de coitadinhos, e tá tudo errado. A única Seleção que é pentacampeã é a nossa, a única Seleção que tem quatro títulos na Copa das Confederações é a nossa. Que outras Seleções ganharam cinco títulos mundiais? Nós não precisamos passar aos europeus e outros continentes que nós temos problemas, precisamos passar um pouquinho da imagem que nós somos bons”
Os franceses vem de uma derrota na última quarta-feira, em amistoso contra o Uruguai, por 1 a 0, mas querem manter a escrita dos últimos jogos contra o Brasil. Para isso, tem a inspiração do treinador Didier Deschamps, que era o capitão da Seleção Francesa em uma das vitórias sobre o Brasil: a de 1998, na final da Copa do Mundo. O grande destaque do time é o atacante do Real Madrid, Karim Benzema, que não jogou contra o Uruguai só para estar em campo neste domingo.
FICHA TÉCNICA
BRASIL X FRANÇA
Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre (RS)
Data-Hora: 9/6/2013 – 16h (de Brasília)
Árbitro: Victor H. Carrillo (PER)
Auxiliares: Jony Bosio (PER) e César Zambrano (PER)
BRASIL: Julio Cesar, Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz, Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho, Oscar; Hulk, Neymar e Fred – Técnico: Luiz Felipe Scolari.
FRANÇA: Lloris, Debuchy, Rami, Sakho e Mathieu; Guilavogui; Valbuena, Cabaye, Matuidi, Payet (Giroud); Benzema- Técnico: Didier Deschamps.