A Seleção Brasileira estreou com o pé direito na Copa das Confederações. O Brasil venceu o Japão por 3 a 0 no estádio Mané Garrincha. O jogo foi válido pela primeira rodada da competição. O primeiro gol brasileiro foi marcado pelo atacante Neymar, aos dois minutos de jogo. Na segunda etapa, também aos dois minutos, o volante Paulinho marcou o segundo gol brasileiro. E aos 47 minutos do segundo tempo, o atacante Jô fechou o placar.

O Brasil conquistou os primeiros três pontos na competição e lidera o Grupo A, enquanto o Japão ainda não pontuou. O próximo jogo da Seleção Brasileira será contra o México, na quarta-feira (19), no estádio Castelão, às 16h, em Fortaleza. No mesmo dia, o Japão enfrenta a Itália, às 19h, na Arena Pernambuco, em Recife.

Gol de craque

Neymarr Rafael Ribeiro CBFO Brasil começou avassalador na estreia contra o Japão. Logo aos dois minutos de partida, o atacante Fred ajeitou na entrada da área para Neymar, que chutou forte e marcou um belo gol no estádio Mané Garrincha. Aos cinco minutos, o Japão chegou com perigo na falta cobrada pelo meia Honda, mas Júlio César fez boa defesa.

Após o gol, a Seleção Brasileira encontrava dificuldades para chegar ao gol do Japão. Com 18 minutos, novamente Honda levou perigo ao gol brasileiro com um chute de fora da área, mas Júlio César defendeu. Aos 21, Hulk fez jogada pela direita e cruzou para o meio da área e a zaga japonesa conseguiu fazer o corte providencial.

Com 28 minutos, O Brasil fez uma boa triangulação na ponta esquerda com Oscar, Neymar e Marcelo, que cruzou, mas a zaga afastou. Aos 40 minutos, o atacante Hulk driblou na ponta direita, chutou forte e a bola foi na rede pelo lado de fora. Dois minutos depois, Neymar puxou o contra ataque, enfiou a bola na cara do gol para Fred, que bateu no canto para a grande defesa do goleiro Kawashima.

Mais do mesmo

O Brasil voltou para o intervalo assim como começou a partida: arrasador. Coincidentemente, assim como foi na primeira etapa, a Seleção Brasileira marcou gol aos dois minutos do segundo tempo. O lateral Daniel Alves recebeu bola na direita, cruzou para Paulinho, que dominou e bateu forte para fazer a festa da torcida brasileira.

Aos quatro minutos, o atacante Okazaki antecipou o cruzamento de Uchida na área e tocou de primeira. A bola passou raspando a trave de Júlio César. Com o placar em vantagem, o Brasil diminuiu um pouco o ritmo e passou a trocar passes no meio de campo, enquanto a equipe japonesa não tinha força para reagir com o placar adverso.

O Japão chegou com perigo aos 26 minutos, quando Maeda chutou no canto esquerdo para a defesa de Júlio César. Aos 35 minutos, o atacante Fred cabeceou para fora após uma cobrança de escanteio. Aos 47 minutos da segunda etapa, ainda deu tempo para Jô fazer o terceiro gol após grande passe de Oscar.

FICHA TÉCNICA: BRASIL 3X0 JAPÃO

Competição: 1ª primeira rodada da Copa das Confederações

Data: 15/06/2013

Local: Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF)

Horário: 16 horas

Árbitro: Pedro Proença (Portugal)

Assistentes: Bertho Miranda e Tiago Trigo (ambos de Portugal)

 

Gols: Neymar, Paulinho e Jô (Brasil)

Cartão amarelo: Hasebe (Japão)

Público presente: 67.423

 

BRASIL: Júlio César; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Paulinho e Luiz Gustavo e Oscar; Neymar (Lucas) e Hulk (Hernanes); Fred (Jô).     Técnico: Luiz Felipe Scolari

JAPÃO: Kawashima; Uchida, Yoshida, Konno e Nagatomo; Endo (Hosogai), Hasebe, Honda (Inui) e Kagawa; Kiyotake (Maeda) e Okazaki.     Técnico: Alberto Zaccheroni

*Fotos: Rafael Ribeiro/CBF