A Universidade Federal de Goiás (UFG) definiu, nesta quarta-feira (21), o quadro de chapas que disputarão a Reitoria da instituição para o mandato de 2026 a 2029. Ao final do prazo de inscrições, encerrado às 18h, foram oficializadas duas chapas, que agora aguardam a homologação para dar início à campanha.
A movimentação marca o início de mais uma etapa do processo de consulta à comunidade universitária, coordenado pela Comissão Organizadora da Consulta (COC/UFG).
As inscrições confirmaram a participação de dois grupos: de um lado, as professoras Sandramara Matias Chaves e Camila Cardoso Caixeta; do outro, a professora Karla Emmanuela Ribeiro Hora e o professor Eliomar Pereira de Souza.
A homologação das inscrições e o sorteio para definição da numeração das chapas acontecem nesta quinta-feira (22). A partir dessa etapa, as campanhas poderão ser iniciadas formalmente.
Quem são as pré-candidatas?
Sandramara Chaves é professora titular da Faculdade de Educação da UFG e tem longa trajetória na gestão universitária. Já atuou como vice-reitora e também como reitora entre 2018 e 2021. Em 2021, liderou a chapa mais votada na consulta pública (com 3.309 votos), mas não foi nomeada reitora pelo então presidente Jair Bolsonaro. É vista como uma defensora da universidade pública e da continuidade de políticas institucionais.
Karla Emmanuela Ribeiro Hora, por sua vez, é professora da Escola de Engenharia Civil e Ambiental (EECA/UFG) e doutora em Geografia. Atua em dois programas de pós-graduação: Projeto e Cidade (PROCIDADES) e Ciências Ambientais (PPGCIAMB). Representa a proposta de renovação administrativa e defende uma gestão descentralizada, com foco em permanência estudantil e reestruturação de infraestrutura.
Entrevistas ao vivo na Sagres
As duas candidatas à Reitoria da UFG também participarão de entrevistas ao vivo no Sistema Sagres de Comunicação. A professora Karla Emmanuela será entrevistada no dia 27 de maio (segunda-feira), às 15 horas. Já a professora Sandramara Chaves participa do programa no dia 3 de junho (segunda-feira), no mesmo horário. Ambas as conversas irão ao ar dentro do programa Pauta 1, com apresentação dos jornalistas Jéssica Dias e Samuel Straioto.
As entrevistas integram a cobertura especial do Sistema Sagres sobre o processo eleitoral da UFG, reforçando o compromisso com o debate público e a transparência institucional.
Consulta será nos dias 24 e 25 de junho
A votação será realizada de forma paritária entre docentes, técnicos administrativos e estudantes, nos dias 24 e 25 de junho, por meio do sistema eletrônico SIGEleição. Haverá também opção de voto presencial para aposentadas e aposentados que não possuem acesso ao sistema digital.
O modelo paritário garante equilíbrio entre os segmentos da comunidade universitária, com pesos proporcionais entre categorias: 70% para docentes, 15% para técnicos e 15% para estudantes de graduação, pós-graduação e CEPAE.
Como funciona a escolha da Reitoria
Apesar de ser chamada de “eleição”, a consulta pública realizada pela UFG tem caráter consultivo. O resultado serve de base para que o Conselho Universitário (Consuni) elabore uma lista tríplice com os três nomes mais votados. Essa lista é então enviada ao Ministério da Educação (MEC) e, posteriormente, à Presidência da República, que tem a prerrogativa legal de nomear qualquer um dos indicados.
Tradicionalmente, o nome mais votado pela comunidade tem sido o escolhido, como forma de respeitar a autonomia universitária. Contudo, em 2021, o então presidente Jair Bolsonaro nomeou a terceira colocada da consulta interna, a atual reitora Angelita Pereira de Lima, o que gerou reações contrárias e trouxe à tona discussões sobre o modelo de nomeação.
No atual governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem reafirmado o compromisso de respeitar a decisão das comunidades acadêmicas. Até agora, todas as nomeações feitas por sua gestão seguiram o resultado das consultas.
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 04 – Educação de Qualidade.
Leia também: