A recomposição das aprendizagens continua entre os principais desafios da educação brasileira, especialmente nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Em Goiás, o programa AlfaMais Goiás iniciou uma nova etapa de formação voltada aos profissionais da rede estadual com foco no fortalecimento da alfabetização e na recuperação de dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos estudantes.

O tema foi destaque no Ser Goiás na TV, em entrevista com a coordenadora do Ensino Fundamental – Anos Iniciais da Secretaria de Estado da Educação de Goiás, Débora Cristine Camargo.

Recomposição vai além da pandemia

Durante a entrevista, Débora explicou que a recomposição das aprendizagens surgiu com maior força no período pós-pandemia, mas continua necessária mesmo após o retorno das aulas presenciais.

Segundo ela, o processo busca identificar conteúdos e habilidades que não foram plenamente desenvolvidos pelos estudantes ao longo da trajetória escolar, permitindo intervenções pedagógicas mais direcionadas.

Identificação das dificuldades em sala de aula

A coordenadora destacou que os professores utilizam avaliações diagnósticas, observação do desempenho dos alunos e acompanhamento contínuo das atividades escolares para identificar as principais lacunas de aprendizagem.

Entre os desafios mais recorrentes estão dificuldades em leitura, escrita, interpretação textual e raciocínio lógico-matemático nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Formação para fortalecer o trabalho pedagógico

A nova etapa do AlfaMais Goiás oferece orientações, metodologias e ferramentas para apoiar os educadores no desenvolvimento de estratégias pedagógicas voltadas à alfabetização e ao avanço da aprendizagem.

Segundo Débora Camargo, a proposta é fortalecer o trabalho realizado nas escolas e auxiliar os professores na construção de práticas mais adequadas às necessidades dos estudantes.

Alfabetização como base do desenvolvimento escolar

A entrevista também reforçou a importância da alfabetização nos primeiros anos da educação básica. De acordo com a coordenadora, dificuldades não resolvidas nessa etapa podem impactar o desempenho escolar ao longo de toda a trajetória educacional.

Por isso, o trabalho de recomposição busca não apenas recuperar conteúdos, mas garantir que os estudantes desenvolvam habilidades essenciais para acompanhar as próximas etapas do ensino.

SER Goiás na TV

O SER Goiás na TV é um programa educativo diário produzido pela Fundação Sagres, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc-GO), que amplia a experiência da sala de aula por meio da televisão ao integrar comunicação e educação.

O programa aborda o reforço escolar, a recomposição das aprendizagens e os desafios contemporâneos da educação básica, oferecendo conteúdo construtivo, instrucional e orientador para estudantes, famílias e comunidade, com entrevistas, videoaulas e diretrizes pedagógicas alinhadas às políticas educacionais, em consonância com o ODS 4 – Educação de Qualidade, da Organização das Nações Unidas, reafirmando o compromisso com uma aprendizagem inclusiva, equitativa e transformadora. Todos os dias, uma edição inédita, a partir das 14h, na Demà Sagres TV.

Leia outros conteúdos do SER Goiás na TV

Educação inclusiva vai além do acolhimento e busca participação real dos estudantes

Inclusão de alunos transforma aprendizado e fortalece vínculo com famílias

CEPI Novo Horizonte vira laboratório a céu aberto com projeto ambiental