O governo federal confirmou o adiamento do prazo para as emissoras de televisão deixarem de utilizar o sinal analógico para transmissão de imagem e som.

Inicialmente previsto para junho de 2016, o fim do sinal analógico de TV foi adiado para dezembro de 2018. A informação foi publicada no Diário Oficial da União.

A previsão era de que a mudança do sinal analógico para o digital seria de 10 anos a partir de 2006. De acordo com o governo o prazo foi estendido para que a o sinal que utiliza a antiga tecnologia não acabe de repente.

O texto do decreto estabelece que durante um período os dois sinais devem funcionar. Após o final do prazo, os canais utilizados para difusão do sinal de forma analógica serão devolvidos ao governo.

Somente até o próximo dia 31 de agosto serão concedidas liberações para exploração de serviços com base na tecnologia analógica.

No caso das retransmissoras, a data vai depender de um cronograma que será estabelecido pelo Ministério das Comunicações para o fim do sinal analógico em cada região.