Tomaram posse 148 educadores sociais que farão parte do quadro de servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). Os profissionais foram aprovados no último concurso público da Administração Direta e Autarquias.

O prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, explica que tipo de alcance social que espera destes novos trabalhadores. “Então, o trabalho deles é fundamental na prevenção e na formação educacional extramuros escolares, enfim, a manutenção de uma sociedade mais justa socialmente,” prega.

Os educadores sociais irão trabalhar nas seguintes unidades da Semas: Casa de Acolhida Cidadã, Complexo 24 Horas, Equipe Especializada em Abordagem Social, os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), as Unidades Municipais de Assistência Social (Umas) e os Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

A secretária de Assistência Social, Maristela Alencar, descreve que os servidores estão passando por capacitação até o próximo dia 23 para que aí sim eles possam exercer as atividades de rua. “Eles estão desde o dia 9 e ficarão até o dia 23 de setembro fazendo cursos de preparação para o trabalho. Eles irão desenvolver trabalhos voltados ao público, que serão atendidas por eles. Eles vão ter vivência de abordagens, como atuar nas ruas,” afirma.

O Educador Social é um profissional que trabalha com usuários em situação de vulnerabilidade social – crianças, adolescentes, adultos e idosos. O objetivo deste trabalhador é proporcionar ao indivíduo ou um grupo, a possibilidade de refletir e construir, através da escuta especializada, novos objetivos de vida.

O novo educador social Rodrigo Lelis aponta as expectativas dele quanto a função que desempenhará e que poderá trazer benefícios a população. “Nós estamos entrando com um objetivo bem definido que é este atendimento prioritário à essas pessoas. Como cidadãos brasileiros nós temos direitos fundamentais assegurados pela constituição, que é o direito a vida, a saúde e principalmente à dignidade,” diz.