A prefeitura de Goiânia realiza durante esta terça e quarta-feira o 1º Curso Municipal de Capacitação do Programa “Crack é Possível Vencer”. A formação busca a integração das políticas e serviços públicos relacionados ao atendimento de usuários da droga, principalmente os que se encontram em situação de rua. Durante o curso, os profissionais envolvidos na execução de ações devem elaborar os trabalhos que serão realizados em conjunto.

Trezentos servidores passam pela capacitação. Eles são profissionais das Secretarias Municipais de Assistência Social (Semas), de Defesa Social (Semdef) e de Saúde (SMS), da Guarda Civil Metropolitana (Agcm) e servidores das Polícias Civil e Militar de Goiás.

A diretora do políticas sobre drogas da Defesa Social, Isabela Barbosa, coordena a formação e explica que serviços serão implementados a partir do programa federal e quais são as regiões prioritárias em Goiânia. “O programa tem como meta até o final de 2014 aumentar a oferta dos serviços de saúde, de assistência social e segurança no município de Goiânia. O objetivo hoje é cada um desses serviços apresentem o que fazem para em um segundo momento fazer uma intervenção direta nas regiões Centro, Campinas e região Oeste,” detalha.

A diretora ainda explica que a nova forma de atuação vai contar com o monitoramento do uso de crack nas ruas por meio de câmeras de segurança. Os agentes de assistência social, saúde e segurança vão trabalhar juntos em locais específicos. “São os locais onde as câmaras estão sendo instaladas, que irão captar imagens e jogar dentro de micro-ônibus, onde estarão policiais militares. O objetivo desse serviço é dar mais segurança aos profissionais que trabalham na rua,” afirma.

As ações do programa federal “Crack é possível vencer” devem ser iniciadas em Goiânia, de forma prática, até o início de 2014.