A primeira vitória em casa no retorno à elite do basquete brasileiro tinha de ser emocionante e inesquecível. Com grandes atuações individuais do ala Diego e o ala/armador uruguaio Emílio Taboada, o Universo/Goiânia contou com a energia positiva do torcedor goiano para vencer o Palmeiras/Meltex por 81 a 77 na noite desta quinta-feira, pelo Novo Basquete Brasil (NBB). A vitória, que só veio nos segundos finais, foi o primeiro do Universo jogando no Ginásio Rio Vermelho na competição.

O cestinha da partida e que liderou o time da casa foi o experiente Diego, que anotou 24 pontos (61,5% de aproveitamento), seguido pelo ala Taboada, que fez 18 pontos. Do lado paulista, o destaque foi o armador americano Tyrone Curnell, que fez um duplo-duplo (22 pontos e 13 rebotes). Foi a quarta vitória do time goiano no NBB em oito jogos, o que faz com que a equipe ultrapasse o próprio Palmeiras e ocupe agora a 7º colocação.

No primeiro e segundo quartos da partida no Rio Vermelho, os paulista mostraram superioridade e saíram para o intervalo na frente por quatro pontos, vencendo por 36 a 32 com o comando do americano Curnell. No início do 3º quarto, o Palmeiras chegou a abrir nove pontos de vantagem, se mantendo tranquilos no placar. A virada começou nos minutos finais do 3º quarto, quando o técnico da equipe goiana, Márcio Andrade, parou o jogo e na volta, o Universo fez 9 a 0, deixando o duelo aberto.

Com Diego chamando a responsabilidade a favor dos goianos, o Universo virou a partida, mas o equilíbrio prosseguiu até o fim. A 8s do fim, quando os goianos venciam por um ponto, os paulistas tiveram dois lances livres, mas o armador Thyago Aleo só converteu um, deixando tudo igual. No lance seguinte, Fernando Mineiro sofreu falta e converteu os dois lances livres. O Palmeiras ainda buscou a cesta de empate, mas desperdiçou a jogada e Taboada sofreu nova falta, dando números finais ao confronto.

O próximo confronto do Universo/Goiânia acontece neste sábado, às 16h, novamente no Ginásio Rio Vermelho, contra o Pinheiros, do ala Leandrinho, que saiu derrotado também nesta quinta-feira para o Brasília, na capital federal, por 84 a 82. Os ingressos custam R$10 e a diretoria do clube goiano espera grande presença da torcida.