O secretário estadual de Saúde, Antônio Faleiros, assinou o Termo de Transferência da gestão da maternidade Nossa Senhora de Lourdes para o Instituto de Gestão e Humanização, uma Organização Social que já administra o Hospital Materno Infantil.
Segundo o Faleiros, ao repassar a administração para as OS’s as melhorias são notáveis. “Já tínhamos a experiência de administração de OS’s com o Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (CRER). Além da modernidade, os usuários ficam satisfeitos com os serviços recebidos nas unidades de saúde”, comenta.
Com a Organização Social na gestão da maternidade serão ativados dez leitos de Unidade de Cuidados Intermediários e haverá aumento do número de cirurgias. O secretário ressalta as melhorias a serem feitas na estrutura física do hospital. “Há cinco anos foi comprado um gerador que não foi instalado até hoje. Também estão danificadas várias estruturas elétricas e que precisam ser reparadas. A nova administração fará, junto com a secretaria de Saúde, um diagnóstico para identificar quais são os problemas que têm prioridade para ser solucionado”, afirma.
Faleiros também fala que ao passar da administração direta para as OS’s, há enorme redução nos custos. “A exemplo do Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo), nós gastávamos cerca de R$ 9 milhões por mês, já a OS responsável utiliza R$ 7,800 milhões”, conclui.