A Secretaria Estadual de Saúde (SES) divulgou os números de casos de dengue registrados em todo Estado em 2013. Ao todo foram notificados 160.090 casos. Em 2012 o número foi de 31.952 casos. O aumento foi de 401%.

A superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Tania Vaz, vê esses números com preocupação e reforça que a população não deve baixar a guarda com relação ao mosquito transmissor da dengue. “Para não termos caso da doença é preciso eliminar o mosquito transmissor. É preciso que o poder público e a população estejam envolvidos. Esta é uma doença multifatorial que depende do envolvimento de todos,” diz.

De acordo com a superintendente, os goianos se acomodaram com a situação, e parece não acreditar mais na doença e estão descuidando das ações necessárias.

Tania Vaz falou também sobre a capacitação dos médicos no diagnóstico de casos de dengue. “Há um envolvimento não só da Secretaria de Saúde, mas nós temos parcerias com conselhos regionais profissionais, que estão envolvidos na divulgação deste manual de tratamento. Nós acreditamos que as pessoas estão melhor preparadas. A própria população tem sido orientada a procurar precocemente a unidade de saúde, e isto faz toda a diferença,” analisa.

A superintendência aponta que o fumacê (carros que borrifam medicamento contra a dengue) continua sendo usados, mas a eliminação dos focos do mosquito só é eficiente quando há o apoio da população.