O ano de 2014 promete inúmeras mudanças no Goiás. Nova presidência e comissão técnica, perda de quase todos os titulares de 2013 e aproveitamento da base. São profundas as alterações, inclusive dentro de campo. Isso ficou visível na primeira partida do ano, que acabou com a vitória do esmeraldino por 1 a 0 contra a Anapolina, em gol de pênalti convertido por Clayton Sales.


Antes comandado por Enderson Moreira, o Goiás jogava em função de um homem centralizado no ataque, que na ocasião era o Walter. Agora o time busca se encontrar com dois atacantes de velocidade pelos lados do campo, sem um referencial, esquema preferido do novo técnico Claudinei Oliveira. A tendência foi confirmada contra a Anapolina, com a escalação de Welligton Júnior e Rychely entre os titulares.

Um dos candidatos às duas vagas de titular é o jovem Érik, artilheiro da Copinha no ano passado e convocado para a seleção brasileira sub-20. O atacante participou da estreia do Goiás no Goianão e sofreu o pênalti que originou o gol da vitória. Tido como uma das grandes esperanças para esse ano, ele comemora o resultado positivo. “Começar o ano ajudando o time e vencendo é sempre bom. Mas temos que esperar mais, agora é daqui para cima”, comenta.

Érik pode ser beneficiado com esse novo pensamento seguido pela comissão técnica. O atacante tem as características de maior movimentação, com velocidade pelas laterais, procuradas por Claudinei. Esperando maiores chances, o jogador aprovou a mudança. “É uma nova filosofia, uma nova maneira de jogar. O esquema é interessante e estamos nos adaptando, temos que ter paciência até acertar tudo”.

O jogador ainda diz que apesar do rótulo de favorito, o time trabalha com seriedade, principalmente pela grande reformulação sofrida. Para ele, o Goiás tem que entrar em campo sempre respeitando o adversário. “São grandes equipes que estão disputando o Goianão. Não podemos achar que vamos vencer independente de qualquer coisa. Temos qualidade, mas precisamos ter o pé no chão para as coisas acontecerem”, analisa Érik.

Baixas

No treinamento desta terça-feira o atacante Welligton Júnior acabou se contundido e está fora do próximo confronto do Goiás, contra o Grêmio Anápolis, na Serrinha. Com isso o ataque do Verdão está completamente indefinido, já que a entrada de Léo Bonatini melhorou muito a equipe no segundo tempo na última partida e criou dúvidas na cabeça do técnico Claudinei Oliveira.

Outra perda no ataque esmeraldino foi a conclusão negativa das negociações com o atacante Júlio César, do Coritiba, que viria para reforçar o setor. O atleta de 33 anos pediu dois anos de contrato, enquanto o Goiás ofereceu apenas um. Como nenhuma parte cedeu, a tratativa foi finalizada.