A prefeitura de Goiânia inicia nesta quarta-feira o período de matrículas para a Educação Infantil na Capital. Os interessados devem solicitar a vaga por meio do Telematrícula (156), ou pelo portal da Prefeitura de Goiânia (www.goiania.go.gov.br).
Serão oferecidas para este ano mais de cinco mil vagas para crianças novatas, sendo 1,4 mil do projeto da Secretaria Municipal de Educação para ampliação no atendimento infantil; e cerca de 4 mil vagas do estudo de rede. A previsão, para este ano, é que sejam inaugurados mais 20 novos centros municipais de Educação Infantil (Cmei), que disponibilizarão mais 3,2 mil novas vagas.
Esta previsão já considera o déficit atual na educação infantil, que, segundo o prefeito Paulo Garcia (PT), é de pelo menos 3 mil vagas. “Nós temos demanda só na educação infantil. No ensino fundamental não há demanda em Goiânia. No ensino infantil há demanda no país inteiro, mas nós reduzimos drasticamente essa demanda. Quando este grupo que assumiu Goiânia assumiu o Paço havia uma demanda de 20 mil vagas, hoje este número é de 3 ou 4 mil vagas,” diz.
A expectativa do prefeito é de zerar este déficit de vagas da educação infantil em Goiânia até antes do fim de seu mandato, em 2016.
A secretária de Educação, Neyde Aparecida, destaca que a estrutura da pasta tem sido reformada para o início deste ano letivo. “Nós estamos com várias escolas sendo reformadas, outras já foram reformadas. Nós estamos esperando que o ano letivo comece com muita tranquilidade,” projeta.
Ao entrar em contato com a central telefônica, pelo 156, o responsável deve fornecer os seguintes dados: nome completo da criança, data de nascimento, nome da mãe ou do responsável, endereço completo com CEP, telefone para contato e o nome do Cmei pretendido. A matrícula também pode ser buscada pelo portal da Prefeitura de Goiânia (www.goiania.go.gov.br).