A modernidade chegou ao Vila Nova, pelo menos na questão tática, dentro de campo. No último treino de posicionamento da equipe antes do duelo decisivo contra a Aparecidense no domingo, às 16h, no Aníbal Batista de Toledo, o técnico Sidney Morais confirmou o time com algumas mudanças e explicou algumas delas, como a de Bruninho como meia, provavelmente o camisa 10 da equipe nos próximos jogos.
O jogador deixou a lateral para atuar em uma posição onde começou no futebol, ainda nas categorias de base do Vila. Só que Bruninho não será um característico homem de criação, e sim jogará mais aberto, livre e explorando a velocidade no lado do campo. Sidney destacou que aposta no jogador nessa função, já que ele tem um pouco de dificuldade para marcar como lateral, e espera que a técnica do atleta se sobressaia aos marcadores do Camaleão.
“Ele é meia de origem, sempre jogou de meia e foi adaptado para a lateral, tanto que tem um pouquinho de dificuldade na marcação. A gente tá tentando algumas variações, colocando a velocidade nesse jogo, tentando acertar justamente a parte defensiva que a gente teve dificuldades, e ao mesmo tempo, explorar a velocidade. O Bruno é um jogador que, ficando livre, fica pronto para a criatividade, tem técnica para jogar no meio e estamos pensando nisso”
Se Bruninho está na esquerda, quem fica na direita é Arthur, o que evidencia que o Vila terá as famosas “duas linhas de quatro”, tão tradicionais no futebol europeu e que aos poucos é introduzida no padrão tático brasileiro. Sidney Morais sabe que o time ainda está longe do ideal, que a questão física ainda atrapalha, como por exemplo, da dupla de zaga, mas crê que a vontade falará mais alto e o novo padrão terá sucesso logo de cara.
“É o futebol moderno, acho que você tem que procurar equilibrar. Claro que a gente não tá no ideal ainda devido aos problemas de treinamento, isso não se acerta rapidamente, os jogadores não estão bem fisicamente como deveriam estar, o Aílson chegou depois, o Neto não participou bem dos treinos. Mas, a gente tem que adaptar, são dois jogos que a gente tem pela frente e a vontade tem que ser maior que qualquer outra dificuldade”
Variações
No treino desta sexta-feira, o técnico colorado confirmou o time que entra em campo no domingo, com algumas novidades interessantes. A primeira delas é a presença do zagueiro Vitor Pio como lateral direito, algo que Heriberto da Cunha já tentou fazer contra o Goianésia e não deu certo. Na zaga, Aílson e Neto Gaúcho formam a dupla, e Felipe Assis, de volta após longo período, completa a defesa pela esquerda.
No meio, Agenor e Osmar formam a dupla de volantes, enquanto que no ataque, Soares, voltando mais para buscar o jogo, e Rafael Oliveira, mantém a dupla. O Vila deve entrar em campo neste domingo com Toni, Vitor, Aílson, Neto Gaúcho e Felipe Assis; Agenor, Osmar, Arthur e Bruninho; Soares e Rafael Oliveira.