O Goiás está trabalhando duro nas suas categorias de base. Segundo o diretor geral da base do time, Osmar de Souza Júnior, o clube passou por uma grande reformulação, para que tenha jogadores preparados e com qualidade no futuro. Osmar destacou a importância de se ter uma base organizada para que um clube seja vitorioso.
“Houve uma mudança na base do Goiás, agora o time é um só. Não temos divisão mais. Existe um Goiás forte nas categorias de base, estruturado. Fizemos uma união de todos os departamentos e acabamos com a entrada dos empresários aproveitadores, pois isso existia aqui dentro. Hoje a nossa gestão é voltada para o Goiás esporte clube e para seu sucesso.”
E a base do clube nesta temporada realmente mostrou serviço. De quatro competições na categoria, o alviverde foi campeão de maneira invicta em três: no Sub-13, batendo o São Luís na final, no Sub-15 e no Sub-20, campeão em cima do Goiânia. No campeonato Sub-20, onde time bateu o recorde de 14 vitórias e 55 gols marcados, o artilheiro e o goleiro menos vazado foram do Goiás. Osmar exaltou a nova filosofia da direção das categorias de base que fizeram o time crescer como um todo.
“Tivemos uma campanha fantástica, quero parabenizar o trabalho de todas as comissões. Quem assistiu o Sub20 jogando, por exemplo, vai confirmar a alegria que nós colocamos no Goiás. Nosso objetivo é fazer o jogador ter identidade com o clube. Nós estamos valorizando o atleta que gosta do Goiás.”
O diretor das categorias de base acredita que a motivação é o principal fator para o bom desempenho do clube e que formar atletas que estejam preparados para jogar bem pelo time ou serem negociados é fundamental para a manutenção dos jogadores no futuro.
“Estamos trazendo jogadores do interior que estão motivados. Estamos dando oportunidade para os adolescentes do interior, que jogavam em um clube sem tanta estrutura e agora estão maravilhados com o Goiás, e isso motiva. E quando chegarem ao Sub 20, o Goiás terá atletas de base, feitos aqui, prontos para serem vendidos.”
A diretoria da categoria de base passou por diversas outras reformulações. De acordo com Osmar, todas as mudanças foram fundamentais não só para os resultados obtidos nesta temporada, mas para mostrar que o time pode ter uma base com jogadores preparados para atuar no profissional quando chegar o momento. O diretor acredita que, com isso, o clube se fortalece em todos os sentidos e aumenta sua chance de êxito.