No jogo dos lanternas do grupo E, o Equador levou a melhor sobre Honduras e venceu de virada por 2 a 1 com dois gols do artilheiro Enner Valencia. O atacante equatoriano além de recolocar Equador na briga pelas oitavas de final, se colocou como um dos artilheiros da Copa do Mundo com três gols, ao lado de Thomas Muller, da Alemanha, e Karim Benzema, da França.
1°Tempo
O início da partida era bem franco, com as duas equipes abertas e buscando o gol. Equador teve a primeira chance, com Caicedo parando na zaga de Honduras. Logo na sequência a Seleção Hondurenha respondeu: Costly arrisca de fora da área, o goleiro Dominguez bate roupa e conta com a agilidade da zaga para manter o 0 a 0.
Aos 19 minutos Enner Valencia perdeu a melhor chance da partida até o momento. O atacante equatoriano foi lançado e invadiu a grande área sozinho, mas bateu para fora. A Honduras sentiu a pressão e passou a priorizar a composição de seu setor ofensivo, mesmo assim, em contra-ataques também conseguia assustar em alguns momentos.
E foi na ligação direta que saiu o primeiro gol da partida. O zagueiro de Honrudas ligou Costly no ataque, a zaga equatoriana falhou e o camisa 13 hondurenho soltou um petardo para fazer 1 a 0 Honduras. Mal deu para o torcedor hondurenho comemorar: Enner Valencia emendou cruzamento na pequena área e empatou o jogo dois minutos depois. 1×1.
Ainda no primeiro tempo, Honduras chegou a marcar mais um gol, porém, o árbitro australiano Benjamin Jon Williams anulou o gol porque flagrou um toque de mão do atacante Bengston, que havia feito o gol. Assim, a primeira etapa ficou mesmo no 1 a 1 com um jogo até movimentado para ambos os lados.
2°Tempo
A segunda etapa começou a todo vapor, com o Equador pressionando no setor ofensivo e criando boas jogadas. Aos 13 minutos, Caicedo avança pela ponta direita da grande área e é derrubado pela marcação. Os equatorianos pedem pênalti, mas o árbitro marca apenas escanteio. Na cobrança, Enner Valencia sobe bem e cabeceia com muito perigo, mas para fora.
Na oportunidade seguinte, porém, Enner Valencia não falhou. O atacante subiu novamente na pequena área e virou o placar em favor de sua seleção. 15 minutos da etapa final e 2 a 1 para a Seleção Equatoriana. A partir disso o Equador cresceu ainda mais na partida e Honduras não apresentava muita reação, chegando ao gol adversário apenas em lances isolados.
A melhor chance dos hondurenhos na segunda etapa veio apenas aos 40 minutos, com ótimo chute de Figueroa. A bola passou raspando o travessão de Dominguez. Nos últimos minutos Honduras continuou pressionando em busca de um empate, mas quem marcou novamente foi o Equador, porém, em posição de impedimento e o gol foi invalidado pelo trio de arbitragem. Assim, a partida acabou mesmo com a vitória do Equador.
FICHA TÉCNICA
HONDURAS 1 X 2 EQUADOR
Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Horário: 19h
Árbitro: Benjamin Jon Williams – AUS
Assistente 1: Matthew Cream –AUS
Assistente 2: Hakan Anaz – AUS
Gols: Costly 31’ 1T (1-0); Enner Valencia 33’ 1T (1-1) e 15’ 2T (1-2)
Cartões Amarelos: Bernardéz e Bengston (HON); Antonio Valencia, Montero e Enner Valencia (EQU)
HONDURAS: Valladares; Beckeles, Figueroa, Bernárdez e Izaguirre (García); Luis Garrido (Martínez), Jorge Claros, Espinoza, Boniek García (Chávez); Costly e Bengston.
Técnico: Luis Fernando Suárez
EQUADOR: Domínguez; Paredes, Guagua, Erazo e Walter Ayoví; Noboa, Minda (Gruezo), Antonio Valencia e Montero (Achilier); Enner Valencia e Caicedo (Mendez).
Técnico: Reinaldo Rueda