A despedida espanhola do Brasil teve um tom menos dramático após o encerramento da fase de grupos. A Fúria entrou com a formação bastante mexida, para fazer algumas experiências, e bateu na última partida da Copa do Mundo a seleção australiana pelo placar de 3 a 0. Os gols foram de David Villa, de letra, Fernando Torres e Juan Mata. Assim como os espanhóis, a Austrália também volta para casa.

 

1°Tempo

A partida já não valia mais nada, mas em campo, não parecia isso. Cada jogada era disputada com força e as dividas eram bastante tensas. Principalmente a Espanha, com o orgulho ferido, buscava no jogo de despedida uma maneira menos trágica de encerrar sua participação na Copa do Mundo, por isso, o jogo mantinha o nível de seriedade e competitividade das demais partidas.

 

Apesar de tanta briga, nenhuma chance contundente apareceu nos primeiros minutos. Sobrava raça, mas faltava tranquilidade e lucidez para colocar a bola no chão e construir jogadas por inteiro. Só a partir dos 20 minutos foi que a Fúria se acalmou na partida e conseguiu lançar bolas na área adversária, mas também sem agredir diretamente o gol de Ryan.

 

Apenas aos 22 minutos saiu a primeira finalização em gol. Fernando Torres fez bela jogada individual e deixou para David Villa, de calcanhar, achar Jordi Alba livre na grande área. O lateral chutou de primeiro e Ryan foi muito bem no lance para salvar o que seria o primeiro gol do jogo. Aos 37 David Villa abriu o placar, agora sim com cara de Espanha. O camisa 7 recebeu cruzamento de Juanfran e completou de letra para fazer 1 a 0.

 

2°Tempo

A etapa final voltou com a Austrália pressionando, em busca de empatar a partida. Em uma das primeiras jogadas, Oar foi até a linha de fundo, duas vezes, para descolar cruzamento na pequena área e não achou ninguém para desviar a bola para o gol.  Na sequência, em cobrança de escanteio, a bola sobrou para McKay bater por cima da meta de Reina.

 

Segurando a pressão inicial, a Espanha normalmente voltou a ter controle do jogo com o passar do tempo. Aos 15 minutos os australianos já não conseguiam atacar com tanta frequência e prestavam maior atenção para recompor o sistema defensivo. Fernando Torres era bastante acionado, mas, mal posicionado, o atacante foi flagrado em impedimento algumas vezes.

 

Acertando o posicionamento, Torres recebeu lindo lançamento de Iniesta, invadiu a grande área e só teve o trabalho de tirar do goleiro Ryan para marcar o segundo gol da Espanha. Aos 36, Mata ampliou, após receber lançamento e tocar entre as pernas do goleiro. 3×0. O placar gordo acalmo a partida e a Fúria apenas administrou o placar para se despedir de forma menos dolorosa da Copa do Mundo.

 

FICHA TÉCNICA

 

AUSTRÁLIA 0 X 2 ESPANHA

 

Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Data: 23/06/2014
Horário: 13h
Árbitro: Nawaf Shukralla – BHR 
Assistente 1: Yaser Tulefat – BHR
Assistente 2: Ebrahim Sale – BHR

 

Público: 39.375 torcedores

Gols: David Villa 35’ 1T (0-1), Fernando Torres 23’ 2T (0-2) e Juan Mata 36’ 2T (0-3)
Cartões Amarelos: Sergio Ramos (ESP); Davidson e Jedinak (AUS)

 

AUSTRÁLIA: Ryan; McGowan, Wilkinson, Spiranovic e Davidson; Jedinak, McKay e Bozanic (Bresciano); Leckie, Taggart (Halloran) e Oar (Troisi).
Ténico: Ange Postecoglou

 

ESPANHA: Reina; Juanfran, Sérgio Ramos, Albiol e Jordi Alba; Xabi Alonso, Koke, Iniesta e David Silva; Cazorla (Fábregas), Villa (Juan Mata) e Fernando Torres.
Técnico: Vicente Del Bosque