Festa para um, tensão para o outro. O duelo de opostos no Grupo C da Copa marca a última partida da Arena Pantanal na competição, então o clima também é de despedida. Japão, que pode dar adeus, e Colômbia, que segue na competição, se enfrentam às 17h (de Brasília), em Cuiabá, que já foi invadida pela “febre amarela”, como costumam dizer os colombianos, que tem feito muita festa por onde passam.
Os colombianos já estão classificados e basta um empate diante dos asiáticos para garantir o 1º lugar do Grupo. Só que o técnico José Pekerman não quer saber de moleza e promete a mesma força ofensiva dos últimos jogos, além de possíveis testes na equipe. O time que inicia a partida deve ser quase o mesmo que venceu Grécia e Costa do Marfim, mas duas novidades, entre elas uma histórica, podem aparecer.
Mais do que se marcar pela alegria em campo e na arquibancada, a Colômbia pode entrar para a história por ter o jogador mais velho a atuar em uma Copa do Mundo. Trata-se de Mondragón, de 43 anos, que estava nas Copas de 1994 e 1998, esta última como titular, e pode assumir o lugar de Ospina para bater esse recorde. Além dele, outra novidade pode ser a entrada de Guarín no meio-campo na vaga de Sanchez, que está pendurado e pode ser guardado para as oitavas.
No Japão, nem o fato de ainda ter chances de classificação anima os comandados do técnico italiano Alberto Zacheronni, que tem apenas um ponto na competição e tropeçaram diante da Grécia, com um empate sem gols. Até mesmo o camisa 10 da equipe, Shinji Kagawa, pode ser barrado após atuações pouco produtivas nos dois primeiros confrontos. Para se classificar, o Japão precisa vencer e torcer para uma vitória simples da Grécia, que tem saldo de gols pior.
FICHA TÉCNICA
JAPÃO x COLÔMBIA
Local: Arena Pantanal, em Cuiabá (MT)
Data: 24 de junho de 2014 (terça-feira)
Horário: 17h (de Brasília)
Árbitro: Pedro Proença (Portugal)
Auxiliares: Bertino Miranda e José Trigo, ambos de Portugal
JAPÃO: Kawashima; Uchida, Konno, Yoshida e Nagatomo; Yamaguchi, Hasebe, Honda, Okubo (Kagawa) e Okazaki; Osako. Técnico: Alberto Zaccheroni.
COLÔMBIA: Ospina (Mondragón); Zuñiga, Zapata, Yepes e Armero; Aguilar, Guarín, Cuadrado e James Rodríguez; Ibarbo e Teófilo Gutiérrez. Técnico: José Pekermán.