SÃO PAULO (Reuters) – A Bélgica avançou para as oitavas de final da Copa do Mundo nesta quinta-feira após o gol tardio de Jan Vertonghen, superando a Coreia do Sul por 1 x 0, que não conseguiu a vitória necessária vitória e foi eliminada do torneio.
A Bélgica fez sete alterações no time que venceu a Rússia na partida anterior, garantindo seu avanço no Mundial. Os belgas estiveram no comando da partida até Steven Defour ter sido expulso após entrada dura em Kim Shin-wook, pouco antes do fim do primeiro tempo.
A Coreia do Sul, que precisava vencer para ter qualquer chance de progredir, eventualmente conseguiu criar chances contra seus rivais desfalcados, mas raramente apresentou perigo, sendo surpreendida pelo gol de Vertonghen aos 33 minutos do segundo tempo.
A Bélgica ficou na liderança do Grupo H, com nove pontos, e jogará contra os Estados Unidos, ao passo que a Argélia, que empatou em 1 x 1 com a Rússia e assumiu o segundo lugar da chave, vai enfrentar a Alemanha. A Rússia encerrou com dois pontos e está eliminada, e a Coreia, com um ponto.
FICHA TÉCNICA – COREIA DO SUL 0 x 1 BÉLGICA
Local: Arena Corinthians, em São Paulo (SP)
Data: 26 de junho de 2014 (quinta-feira)
Horário: 17h (de Brasília)
Árbitro: Benjamin Williams (Austrália)
Auxiliares: Matthew Cream e Hakan Anaz (ambos da Austrália)
Público: 61.397 pessoas
Cartões amarelos: Hong Jeong-Ho (Coreia do Sul) e Dembele (Belgica)
Cartões vermelhos: Defour (Bélgica)
Gol: Vertonghen, aos 32 minutos do segundo tempo
COREIA DO SUL: Kim Seung-Gyu; Lee Yong, Kim Young-Gwon, Hong Jeong-Ho e Yun Suk-Young ; Han Kook-Young (Lee Keun-Ho), Ki Sung-Yueng, Lee Chung-Yong e Son Heung-Min (Ji Dong-Won); Koo Ja-Cheol e Kim Shin-Wook (Kim Bok-Yung) .Técnico:Hong Myung-Bo
BÉLGICA: Courtois; Vanden Borre, Van Buyten, Lombaerts e Vertonghen; Defour, Dembele e Fellaini; Mertens (Origi), Januzaj (Chadli) e Mirallas (Hazard). Técnico: Marc Wilmots