O esquema com três zagueiros parecia um pouco sumido do futebol moderno, mas a Copa 2014 ajudou a resgatar essa formação. E se tem duas seleções que colaboraram muito pra isso, elas são Holanda e México, que medem forças neste domingo, às 13h, no calor total da Arena Castelão, em Fortaleza. A partida promete ser um duelo de contra-ataques e também um teste de resistência debaixo de um sol de 31 °C, o que preocupa os holandeses.

A Laranja, aliás, fez a melhor campanha da 1º fase da Copa, vencendo os três jogos, marcando 10 gols e sofrendo apenas três. Além do mais, estão acostumados a jogar no horário das 13h, já que foram duas partidas, mas mostram grande preocupação com a temperatura no horário do confronto, o que já gerou mais reclamações do técnico Louis Van Gaal.

O treinador, aliás, volta a bater de frente com a mídia holandesa e vai repetir o polêmico esquema com cinco defensores formando a primeira linda, algo que o futebol holandês não está acostumado. Nessa linha, duas serão as mudanças: Janmaat deixa o time e Verhaegh entra pelo lado direito, enquanto que Kuyt, atacante de origem, ficará pelo lado esquerdo na hora de defender, mas terá a liberdade de atacar com a bola no pé. Na frente, Van Persie volta após cumprir suspensão.

No time mexicano, a ordem é quebrar a escrita dos últimos mundiais e entrar para a história. Nas cinco últimas Copas, os mexicanos foram eliminados nas oitavas de final, e as duas melhores campanhas da história do país foram chegar às quartas. Por isso, cautela e respeito são bons, mas os mexicanos prometem mesmo é jogar de igual para igual, indo pra cima.

O técnico Miguel Herrera, um dos grandes personagens da Copa, terá que fazer apenas uma mudança na equipe: o meio-campista Vazquez está suspenso e quem entra na vaga é o experiente zagueiro Salcido, de 34 anos, que fará a função mais marcadora. Chicharito Hernandez, um dos queridinhos da torcida, continua no banco de reservas. A aposta é na defesa sólida, a melhor da Copa, que só tomou um gol até aqui.

FICHA TÉCNICA
HOLANDA X MÉXICO

Local: Arena Castelão, Fortaleza (CE)
Data: 29 de junho de 2014, domingo
Horário: 13 horas (de Brasília)
Árbitro: Pedro Proença (Portugal)
Assistentes: Bertino Miranda e Tiago Trigo (ambos de Portugal)

HOLANDA: Cillesen; Verhaegh, Vlaar, De Vrij, Blind e Kuyt; De Jong, Wijnaldum, Sneijder e Robben; Van Persie.
Técnico: Louis Van Gaal

MÉXICO: Ochoa; Maza Rodríguez, Rafa Márquez e Héctor Moreno; Aguilar, Salcido, Herrera, Guardado e Layún; Giovani dos Santos e Peralta
Técnico: Miguel Herrera