A França confirmou o favoritismo nessa segunda-feira (30) ao vencer a Nigéria pelo placar mínimo de 2 a 0, com gols de Pogba e Yobo, contra. Apesar do placar, a partida foi bastante equilibrada, cheia de boas chances para os dois lados e muitas disputas tensas e até violentas. O resultado garante a França nas quartas de final, que aguarda o vencedor de Alemanha ou Argélia para ter seu adversário definido.

 

1°Tempo

 

Os primeiros minutos de partida não foram como a maioria imaginava. Quem comandava as ações era a seleção nigeriana, que detinha mais posse de bola e criava algumas oportunidades. Tanto que aos 18 minutos, Emike chegou a balançar as redes, porém, estava impedido e o gol foi invalidado.

 

A França encontrava bastante dificuldade para jogar e sofria principalmente no meio de campo. Por isso, o time apostava em bolas lançadas ou em contra-ataques construídos na velocidade. E foi assim que a França teve ótima chance: Pogba recebeu passe e bateu de primeira para o goleiro nigeriano fazer uma linda defesa.

 

Na metade da etapa inicial a partida se igualou. ANigéria não apresentava o mesmo ímpeto de ir para cima e com isso a França tinha mais liberdade no meio de campo para armar e pensar nas suas jogadas. Apesar disso, poucas oportunidades foram criadas e o 0 a 0 foi o resultado que permaneceu no placar.

 

2°Tempo

 

O jogo voltou tenso, até porque os próximos 45 minutos eliminariam uma das seleções do mundial. As faltam apareceram mais o lance mais chamativo até os 15 minutos foi a falta dura feita por Matuidi em cima de Onazi. O francês entrou firme na perna do adversário e acabou tomando cartão amarelo. Já o nigeriano, teve que sair da partida.

 

Com a bola rolando, aos 19 minutos a Nigéria quase abriu o placar, depois de tanto pressionar os franceses. Odemwingie arriscou de fora da área e acertou um petardo, mas Lorris foi bem e defendeu. Na sequência, a França respondeu: no cruzamento dentro da grande área, Eneyma afastou mal do gol e a zaga cortou antes do chute fatal.

 

Aos 24 veio a melhor chance do jogo. Benzema tabelou com Griezmann e saiu cara a cara com o goleiro, mas bateu em cima de Eneyama e antes da bola ultrapassar a linha do gol, Moses fez o corte. A partir de então foi só pressão francesa: duas bolas no travessão e o gol de Pogba, aos 33, de cabeça. 1×0. Aos 46, Yobo fez contra e deu números finais a partida.

 

 

FICHA TÉCNICA

 

FRANÇA 2 x 0 NIGÉRIA

 

Local: Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF)
Data: 30/06/2014
Horário: 13h

Ábitro: Mark W. Geiger (Estados Unidos)
Auxiliares: Mark Sean Hurd (Estados Unidos) e Joe Fletcher (Canadá)

 

Gols: Pogba 33’ 2T (1-0) e Yobo (Contra)36’ 2T (2-0)

Cartões amarelos: Matuidi (FRA)

 

FRANÇA: Lloris; Debuchy, Varane, Koscielny e Evra; Matuidi, Pogba, Cabaye e Valbuena (Sissoko); Giroud (Griezmann) e Benzema.
Técnico: Didier Deschamps

 

NIGÉRIA: Enyeama; Ambrose, Oshaniwa, Yobo e Omeruo; Obi Mikel, Onazi (Reuben Gabriel) e Odemwingie; Moses (Nwofor), Musa e Emenike.
Técnico: Stephen Keshi