A Alemanha sofreu muito, só conseguiu vencer a Argélia nos minutos finais da prorrogação, pelo placar apertado de 2 a 1, mas acabou avançando. Com gols de Schürrle e Ozil, os germânicos vão às quartas-de-final encarar a França, em bom duelo europeu. Djabou fez o gol dos argelinos, prêmio pelo bom jogo que fizeram diante dos favoritos alemães.
1°Tempo
A Alemanha não queria perder tempo e já impunha seu ritmo de jogo desde o apito inicial. A posse de bola chegou a estar 69% contra apenas 31%. O goleiro M’Bolhi era o jogador argelino mais acionado, e saiu para interceptar o melhor cruzamento dos alemães. Porém, em uma ligação direta a Argélia surpreendeu e Neuer precisou sair até a linha lateral para fazer o corte.
Mas o susto maior veio logo depois. Feghouli recebeu na entrada da grande área e cabeceou para o fundo do gol de Neuer. Sorte dos alemães que o atacante argelino estava em posição de impedimento e o trio brasileiro flagrou o detalhe para invalidar o gol. E o ímpeto africano continuava, mas a Alemanha se movimentou para ter mais a bola e equilibrar as ações.
Mesmo assim, os argelinos iam para cima e mantinham o ritmo forte. Aos 38 minutos, Mostefa bateu de fora da área, a bola desviou e tirou o goleiro alemão da jogada, mas acabou saindo rente à trave. A Alemanha respondeu em seguida com Gotze, que saiu na cara do goleiro mas bateu em cima do adversário e perdeu chance de inaugurar o placar.
2°Tempo
Preocupado com a atuação de seu time na etapa inicial, Low voltou do intervalo já com uma substituição: Gotze saiu para a entrada da Schürrle. A postura dos alemães também era diferente, o time tentava agredir mais e levou perigo com a cabeçada de Mustafi, que M’Bolhi defendeu no reflexo. Lahm também deu seu cartão de presença e tirou tinta do travessão.
No decorrer da partida era a Alemanha que mantinha a posse de bola na tentativa de encaixar uma boa jogada. Mas a Argélia continuava muito viva no jogo e levava muito perigo aos alemães nas jogadas de contra-ataque. Tanto que Neuer teve que deixar o gol várias vezes para cortar lançamentos longos e fazer boas defesas.
Os minutos finais assumiram um tom dramático, principalmente para a Alemanha, que pressionava, mas não conseguia fazer o gol. Até o artilheiro Thomas Müller desperdiçava chances ou parava no goleiro M’Bolhi. Nada que o time alemão tentou deu certo, e a prorrogação foi inevitável.
Prorrogação
A agonia alemã teve fim logo na primeira jogada do tempo adicional. Schürrle aproveitou cruzamento de Müller e abriu o placar com muita classe: de letra. 1×0. Ainda assim os argelinos resistiam bravamente e quase empataram aos 11 minutos. Mustafi aproveitou bate rebate e chutou firme rasteiro, mas foi para fora.
Depois de muito apuro, os alemães terminaram com a agonia somente aos 13 da etapa final da prorrogação. Ozil fez tabelinha com Schürrle, no primeiro chute a bola bateu na zaga, que tirou em cima da linha, no rebote Ozil não teve dó, acertou uma bomba para o 2 a 0. A Argélia ainda conseguiu o gol de prêmio, com Djaboul, aos 15 da segunda etapa da prorrogação.
FICHA TÉCNICA
ALEMANHA 2 X 1 ARGÉLIA
Local: Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Data: 30/6/2014
Horário: 17h
Árbitro: Sandro Meira Ricci (BRA)
Auxiliares: Emerson de Carvalho (BRA) e Marcelo Van Gasse (BRA)
Gol: Schürrle 1’ 1T (prorrogação) (1-0); Ozil 13’ 2T (prorrogação) (2-0) e Djabou 15’ 2T (prorrogação) (2-1)
Cartões Amarelos: Halliche (ARG)
ALEMANHA: Neuer, Mustafi (Khedira), Mertesacker, Boateng e Höwedes; Lahm, Schweinsteiger (Kramer) e Kroos; Özil, Müller e Götze (Schürrle).
Técnico: Joachim Löw.
ARGÉLIA: M’Bolhi; Mandi, Mostefa, Belkalem, Halliche e Ghoulan; Lacen, Feghouli, Taíder (Brahimi), Soudani (Djabou); Slimani.
Técnico: Vahid Halilhodzic.













