Faltou emoção, mas não faltou eficiência. Se esperava um duelo intenso como tem sido a maioria dos jogos, mas o calor no Rio de Janeiro foi um fator limitador para isso. Dessa forma, a eficiência alemã pesou mais e com gol de Hummels, o melhor em campo, a Alemanha venceu a França por 1 a 0 e garantiu a primeira vaga para as semifinais da Copa 2014.
O Jogo
O equilíbrio entre as duas potencias europeias já era um indício de que seria um duelo fechado no início, de poucas chances, travado. E nesses momentos, o que conta de verdade é a eficiência. Com sete minutos de jogo, Griezmann e Valbuena tabelaram pela esquerda e o cruzamento foi feito na medida para Benzema, que finalizou forte, mas a bola passou a direita de Neuer. Não foi eficiente. Os alemães foram.
Cinco minutos depois, aos 12min, em falta da esquerda, Kroos levantou com perigo e Hummels ganhou de Varane e cabeceou para o gol. A bola bateu na trave e entrou, sem chance para Lloris. 1 a 0 e festa alemã no Maraca. Os franceses não pareceram sentir o gol e continuaram com o mesmo futebol, mas ainda levaram um tempo para acertar a marcação. Aos 23min, Klose teve a camisa puxada por Debuchy na área, fez uma cena e o árbitro nada marcou.
Depois do chute de Benzema nos primeiros 10min, a França só voltou a ameaçar aos 33. E que ameaça. Griezmann foi lançado na direita e cruzou forte para Valbuena, que dominou, cortou para a perna esquerda e bateu cruzado, Neuer defendeu e a bola sobrou para Benzema, mas Hummels travou a bola. A França ainda ameaçou aos 41 e aos 43, ambas com Benzema, mas a primeira parou em Hummels outra vez e a segunda foi defendida por Neuer.
2º tempo
Se o fim do primeiro tempo registrou uma pressão francesa, a segunda etapa começou da mesma forma. Logo com dois minutos, Griezmann foi lançado e caiu na área após contato de alemão, mas o árbitro argentino nada marcou. A medida que o tempo ia passando, o desgaste aumentava e os espaços se abriam. Aos 15min, Griezmann cruzou da esquerda e Varane testou para o gol, mas Neuer, bem colocado, agarrou a bola.
Aos 24min, os alemães responderam, algo que não foi comum durante a etapa final. Sakho errou a saída de bola francesa e a bola sobrou para Muller, que tentou cruzamento rasteiro, mas ninguém completou a bola saiu a direita do gol. Tentando impor força ofensiva, o técnico Didier Deschamps alterou, colocando Remy e Giroud no jogo, mas pouco conseguiu.
Aos 30min, Benzema, apagado na etapa final, passou por Lahm como quis e na hora de bater, foi travado por Hummels, com uma partida monstruosa. Ao 36min, os alemães chegaram na rapidez. Pela esquerda, Ozil foi lançado em posição legal e sozinho, cruzou para trás, Muller furou a bola sobrou para Schurlle, que bateu em cima de Lloris. A última chance foi aos 48min, mas Benzema parou em Neuer, o paredão alemão.
FICHA TÉCNICA
FRANÇA 0 X 1 ALEMANHA
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data-Hora: 4/7/2014 – 13h
Árbitro: Nestor Pitana (ARG)
Auxiliares: Hernan Maidana e Juan Pablo Belatti (ARG)
Público: 74.240 pessoas
Cartões amarelos: Khedira e Schweinsteiger (ALE)
Gols: Hummels (12’/1ºT);
FRANÇA: Lloris, Debuchy, Sakho (Koscielny – 26’/2ºT), Varane e Evra; Cabaye (Remy – 27’/2ºT), Pogba, Matuidi; Griezmann, Valbuena (Giroud – 39’/2ºT) e Benzema – Técnico: Didier Deschamps
ALEMANHA: Neuer, Lahm, Boateng, Hummels e Höwedes; Khedira, Schweinsteiger e Kroos (Kramer – 47’/2ºT); Özil (Götze – 38’/2ºT), Müller e Klose (Schürrle – 23’/2ºT) – Técnico: Joachim Löw