O candidato do PSB ao Palácio das Esmeraldas, Vanderlan Cardoso, foi convidado desta sexta-feira (8), na primeira edição do Jornal 730, que está realizando uma rodada de entrevistas com os governadoriáveis.

Em sua segunda candidatura ao governo goiano, o ex-prefeito de Senador Canedo criticou a gestão da segurança pública no Estado e defendeu a parceria com entidades privadas para a recuperação de dependentes de drogas em Goiás.

Na área da Segurança Pública, Vanderlan diz que o serviço de inteligência foi “desmanchado propositalmente” pela atual gestão.

O candidato prometeu fortalecer a Rotam e levá-la cidades dos entornos de Goiânia e do Distrito Federal. Ele também quer que o próprio policial militar lavre TCOs, sem a necessidade de conduzir os presos às delegacias.

Saúde
Vanderlan afirmou que não é contra a participação da iniciativa privada na gestão pública, mas critica o modelo adotado pelo governo estadual, que repassou para as Organizações Sociais (OS) a administração de hospitais. “O Estado está amarrado nesta área. Qualquer pessoa que for eleita não tem condição de dispensar as OS, porque a saúde foi desmanchada,” afirma.

Educação
Para a educação, o candidato defende que a Universidade Estadual de Goiás (UEG) seja gerida exclusivamente por um corpo técnico, sem “indicação política”.