Determinação do Tribunal Regional Eleitoral (TER/GO) proíbe o jornal O Popular de divulgar pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto Serpes. O levantamento seria divulgado na edição de amanhã (10/8) com o percentual de intenção de votos dos candidatos que disputam o Governo de Goiás. A decisão do Juiz Rodrigo de Silveira foi determinada em resposta a Representação da Coligação Majoritária Participação Popular, liderada pelo candidato a governador Vanderlan Cardoso (PSB).
TRE proíbe divulgação de parte da pesquisa Ibope para o governo de Goiás
A decisão é baseada no art. 3º da resolução 23.400/2013 do TSE em que a partir do dia 10 e julho de 2014, o nome de todos aqueles que registraram a candidatura devem constar nas pesquisas realizadas mediante apresentação da relação de candidatos ao entrevistado.
Marconi amplia vantagem sobre Iris Rezende, diz pesquisa
De acordo com a decisão do magistrado, a divulgação foi proibida porque no questionário uma das questões mencionava apenas nomes de dois candidatos ao Governo como opções para segundo turno, excluindo os nomes dos demais candidatos.
Primeiro caso
Na última quinta-feira (14/8) a Justiça Eleitoral acatou ação da Coligação Participação Popular e proibiu a TV Anhanguera de divulgar parte da pesquisa Ibope encomendada pela emissora. A pesquisa abordou apenas um cenário no segundo turno, que seria uma provável disputa entre Marconi Perillo (PSDB) e Iris Rezende (PMDB). O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) entendeu que outras possibilidades deveriam ser abordadas pelo instituto.