A cidade idealizada por Pedro Ludovico Teixeira chega aos 81 anos de fundação nesta sexta-feira (24). Planejada para 50 mil habitantes, a Capital de Goiás abriga 1,4 milhão de pessoas. Quase metade deste montante – 47% – é oriunda do interior do Estado, de outras unidades federativas, e até mesmo, de outros países.
Goiânia atrai moradores e visitantes, que buscam melhores oportunidades de vida. A Capital de Goiás já está entre as mais populosas do País. Várias cidades se desenvolveram no entorno, formando uma região Metropolitana que supera a casa dos 2,5 milhões de habitantes.
A Feira Hippie é um dos atrativos da Capital. Milhares de compradores do Estado e de fora compareceram à Goiânia todos os finais de semana para fazer compras.
Os bosques, os parques, as praças são um dos grandes atrativos da Capital Goiana, uma das mais arborizadas do mundo.
Goiânia é o berço do futebol mais forte de toda a região Centro-Oeste. Goiânia, Atlético Goianiense, Vila Nova e Goiás representam a cidade em competições estaduais, regionais, nacionais e internacionais.
Valente, a cidade superou o trauma do Césio 137, que fez vítimas, inclusive fatais, entre os moradores, e gerou preconceito contra os goianienses, de nascimento ou de coração.
Comemoração
Para comemorar o aniversário de 81, a prefeitura preparou um desfile cívico na Avenida 24 de outubro, no Bairro de Campinas. O poder público também entrega o viaduto da Rua 88, no Setor Sul, como um presente para os moradores da cidade.