A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) reduziu em sete unidades a sua frota de caminhões coletores de lixo que atendem em Goiânia. A medida visa auxiliar na contenção de despesas da Comurg e já estava prevista no contrato assinado entre a companhia e a empresa terceirizada TecPav, que vai auxiliar na coleta cedendo veículos coletores.

O presidente da Comurg, Ormando José, detalha os números da frota e prevê operar com menos veículos: “Nós temos 60 caminhões coletores de lixo da nossa frota própria. Tínhamos mais 14 veículos locados, mas tivemos que devolver sete para conter gastos. Vamos ter que operar com essa baixa na coleta tradicional, a orgânica”.

Ormando José revela que o pedido para a redução partir da Secretaria da Finanças: “A Secretaria de Finanças nos orientou nesse sentido, de conter despesas e diminuir nossos custos operacionais. À partir disso haverá essa redução nos equipamentos. Fica a preocupação para ver como será o planejamento para manter o serviço sem prejuízos, sempre em dia, com uma frota menor”.   

Apesar de admitir a preocupação com a manutenção normal dos serviços, o presidente da Comurg não espera passar por problemas, já que a frota possui alguns caminhões a mais do que o mínimo necessário: “No dia a dia usamos 55 caminhões. Esses são os que realmente estão comprometidos com as coletas porta a porta em todos os bairros de Goiânia. Os demais ficam de reserva ou em casos de chamados especiais e situações diferentes”, comenta.