A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (DF) informou que morreu hoje (14) um paciente, morador de Alto Paraíso (GO), que estava internado em Brasília com febre amarela. O paciente, de 23 anos, estava sob cuidados da equipe médica do Hospital Regional de Santa Maria. Antes, ele havia dado entrada no Hospital Regional de Planaltina, também no DF, com suspeita de dengue. Como o quadro clínico piorou, ele foi remanejado para um leito da Unidade de Terapia Intensiva até ser encaminhado a Santa Maria, onde foi submetido a diversos exames que confirmaram a febre amarela.
O paciente não apresentou melhoras, teve uma parada cardiorrespiratória e não resistiu. O fato foi notificado ao Ministério da Saúde, que comunicou a Secretaria de Saúde de Goiás pedindo que o combate ao mosquito transmissor da doença – o Aedes aegypti – seja reforçado no estado.
Após a confirmação da morte, a prefeitura da cidade começou a convocar a população e visitantes para se imunizarem contra a doença. Mais de 3 mil doses estão disponíveis em diversos postos de vacinação do município. A imunização é indicada a partir dos 6 meses, exceto para grávidas e mães em período de amamentação.
*Da Agência Brasil