O Campeonato Goiano da Segunda Divisão começa neste sábado (21). Dez times lutam por duas vagas na elite do futebol estadual. Entre todos os participantes, apenas o Itaberaí nunca esteve na Primeira Divisão. Os demais são equipes tradicionais do Estado.

A competição será disputada em duas fases. Na primeira, os times estão divididos em dois grupos com cinco equipes. Eles jogaram dentro da própria chave em jogos de ida e volta. Os dois primeiros colocados se classificam para o Quadrangular final. Na Segunda fase, os quatro classificados jogam entre si, em turno e returno. Os dois melhores sobem para a Primeira Divisão.

No Grupo A estão América, Anápolis, Itaberaí, Novo Horizonte e Vila Nova. O Grupo B é composto por Goiânia, Iporá, Quirinópolis, Rio Verde e Santa Helena.

 

GRUPO A

AMÉRICA

O tradicional América de Morrinhos conta com um orçamento pequenos para a disputa do Campeonato. A equipe colorada entra na competição com o objetivo de fugir do rebaixamento.

O grande destaque é o goleiro Toni, ex-Vila Nova. A equipe será comandada por Humberto Matos, que assumiu a direção nesta semana, depois que o técnico China deixou o cargo para trabalhar no futebol paulista.

Time base: Toni; Miltão, Zé Adriano e Uilian; Da Silva, Roger, Thiaghinho, Anderson Ataíde Juninho Caieiras e Raul; Tony.

 

ANÁPOLIS

O Anápolis entre na Segunda Divisão como um dos favoritos a conquistar o acesso. Depois de ser rebaixado em 2014, o tricolor da Boavista aposta em jogadores conhecidos do futebol goiano para voltar à elite. O time será comandado por Marcos Soares, treinador oriundo do futebol candango.

O principal destaque do Anápolis é o atacante Moisés, que foi um dos artilheiros do Campeonato Goiano da Divisão de Acesso no ano passado jogando pelo Itumbiara, com 11 gols.

Time base: Jair; Ceará, Luisão, Renato Justi e Anderson Paim; Júlio Bastos, Ramires e Wesley Brasília; Moisés, Fernando Gaúcho e Gilvan.

 

ITABERAÍ

O Itaberaí é a grande novidade do Campeonato Goiano da Segunda Divisão. Campeão da Terceira em 2014, a diretoria alviverde aposta na base entrosada para surpreender na competição.

O nome mais conhecido do elenco é o volante Cléber Goiano, que já passou pelo Vila Nova e pelo Goiás. O técnico é o emergente Ademir Goiano, que está no clube há várias temporadas.

Time base: Weide; Kratka, Marcão, Xandão e Renato; Luan, Cleber Goiano, Bené e Alison; Caiquinha e Lucas Podadeiro.

 

NOVO HORIZONTE

O Novo Horizonte disputa pela segunda vez consecutiva a Divisão de Acesso após o retorno ao futebol profissional em 2013. Com um orçamento reduzido, o fantasma luta inicialmente pela permanência na Segundona.

O jogador mais conhecido do elenco é o atacante Felipe Gaúcho, que já defendeu a Anapolina. O time aurinegro é comandado pelo experiente Filinto Holanda.

Time base: Rodolfo; Jean Kennedy, Cleber Lima, Tairone e Jefferson; Roberto, Guilherme, Fábio Bauru e Felipe Gaúcho (Xuxa); Vanilson e Willians.

 

VILA NOVA

O Vila Nova é o  grande time da Segunda Divisão. Depois de uma temporada pífia em 2014, o time colorado tenta ressurgir neste ano. Com o maior orçamento da competição, o Tigrão é favorito ao acesso e ao título do torneio.

O maior nome do elenco é o experiente Robston, que retorna ao futebol depois de cumprir um ano de suspensão por doping. No banco de reservas está Wladimir Araújo, que conhece muito bem a divisão.

Time base: Edson; Wanderson, Gustavo Bastos, Vitor e Patrick; Francesco, Arthur, Robston e Diego Palhinha; Marcus Vinícius e Frontini.

 

GRUPO B

GOIÂNIA

O Goiânia tenta mais uma vez voltar à Primeira Divisão do Campeonato Goiano. Para conseguir o acesso, o Galo aposta na base do time sub-20 que fez bela campanha na Copa São Paulo de Juniores.

O jovem atacante Lucas Freire carrega o peso de ser o nome de destaque do elenco alvinegro. O time é comandado por Fabrício Carvalho, um dos técnicos emergentes do futebol goiano.

Time base: Rafael; Juninho, Ramos, Fábio e Pedrinho; Juan, Bruno, Marcinho e Gugu (Rafael Cruz); Lucas Freire e Kaká (Danilinho).

 

IPORÁ

O Iporá chegou a ameaçar não disputar a Segunda Divisão por falta de apoio da prefeitura da Cidade. Mas após solucionar o problema, a diretoria montou um time modesto, que deve apenas lutar para se manter na Divisão de Acesso.

O jogador de mais nome do time é o meia Kiko, que veio do ASA, de Arapiraca (AL). O time será comandado pelo técnico Júnior Pezão, um dos mais experientes treinadores do futebol goiano.

Time base: Hudson; Tiago Peçanha, Junior Pereira, Ferreira e Sousa; Wesley, Pedrinho, Kiko e Célio Junior; Léo Porto e Geovane.

 

QUIRINÓPOLIS

O Quirinópolis volta a disputar o Campeonato Goiano da Segunda Divisão depois de 27 anos. O clube aposta na base de 2014 para se manter na Divisão de Acesso, e quem sabe, surpreender e chegar à elite do futebol estadual.

O volante Luís Marques, ex-Vila Nova, é o grande nome do elenco alviverde. O técnico Paulo Mendes, que subiu o time no ano passado, permanece no cargo.

Time base: Hanz; Vitor, Anderson, Lúcio e Cauê; Hugo José, Luiz Marques, Thiago e Jeanzinho; João Victor e Moreno.

 

RIO VERDE

Depois de fracassar nas duas últimas temporadas, quando foi rebaixado em 2013 e não conseguiu o acesso em 2014, o Rio Verde vem para 2015 com um time bem mais modesto e sem estrelas. O clube investe em jogadores experientes e com experiência no futebol goiano para tentar uma vaga na elite do futebol estadual.

No meio campo, a experiência de Thiaguinho, ex-Atlético, é o grande destaque alviverde. O time será dirigido por Cléber Gaúcho, que está iniciando na profissão. Ele foi jogador do Goiás na década passada.

Time base: Edielson. Paulo Henrique, Neto, Talles e Peralta(Assis); Felipe, Ulisses. Juninho (Mário Neto) e Thiaguinho; Saulo e Michel.

 

SANTA HELENA

O Santa Helena vai disputar pela quarta vez consecutiva o Campeonato Goiano da Segunda Divisão. A diretoria tricolor optou por montar um time com alguns jogadores experientes e uma maioria de jovens ainda desconhecidos no futebol goiano.

O volante Evandro, que já defendeu vários clubes goianos, é o capitão e destaque da equipe. O ex-goleiro Kiko é o técnico do time tricolor.

Time base: Deivity; Neto, Rafael Paiva, Jeferson Cruz e Kevin; Evandro, Danilo Mendes, Léo Andrade e Gustavo; Guilherme e Toni Baiano.