A Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT) lançou oficialmente a campanha ‘Seja Cristão também no Trânsito’. O projeto intitulado Instituição Religiosa foi elaborado pela equipe de educação para o trânsito em outubro de 2014 e vem realizando parcerias com líderes religiosos de todos os segmentos da Capital.

A proposta do projeto é a humanização do trânsito. A SMT vai oferecer orientações por meio de palestras, estudos, oficinas, cursos e debates com líderes religiosos e comunidade local, com foco na oportunidade de encontrar reflexão para o respeito e amor ao próximo pregados nestas instituições, na tentativa de trazer para a prática nas ruas da cidade. “Não temos pretensão de que as pessoas se tornem cristãs. O mote do projeto é que quem já é cristão ou tem na vida a religião como pilar, pratique-a em todos os âmbitos do cotidiano estendendo ao trânsito essa prática”, explica o agente e diretor de educação para o trânsito da SMT, Horácio Ferreira. Ainda segundo o diretor, qualquer instituição religiosa, sendo ela cristã ou não, poderá aderir e dar apoio ao projeto.

A Federação Espírita do Estado de Goiás (Feego) foi a primeira instituição a receber o material da campanha, que contou com 4 mil panfletos e adesivos que foram distribuídos juntamente com o material do congresso espírita, realizado durante o Carnaval. A instituição é uma das parceiras do projeto que, de forma positiva e agregadora, vai incorporar a temática com distribuição do material da campanha nas suas atividade educativas, já implementadas em encontros regionais, palestras, cursos, ações para jovens, entre outras atividades.

O secretário da SMT, José Geraldo Freire, acredita que a campanha pode ajudar na diminuição e prevenção de acidentes e mortes no trânsito, assim como numa consciência menos individualista e mais coletiva nas vias da cidade. “Uma das principais causas de acidente é a imprudência que nada mais é que consequência da falta de respeito tanto à sinalização quanto ao próximo”, enfatiza o secretário, acrescentando que somente em Goiânia, de janeiro de 2014 a início de março deste ano, já foram registrados mais de 17 mil acidentes de média e pequena monta.

A SMT acredita que os encontros religiosos propiciam uma reflexão à atitude e conduta do cidadão perante a ele mesmo e ao próximo. “Este ambiente é extremamente favorável para que possamos pensar em como agimos também no trânsito. Acredito que a causa da maioria desses acidentes poderia ter sido evitada com uma simples atitude de pensar no outro, de pensar que a rua é de todos e principalmente do pedestre que é o mais vulnerável no trânsito”, finaliza Freire.

O projeto ‘Seja Cristão também no Trânsito’ pretende atingir, nesta primeira fase que prevê distribuição de panfletos educativos nas instituições, cerca de 200 mil pessoas. Confira quais são as instituições que aderiram e apoiam o projeto:

Arquidiocese de Goiânia

Assembleia de Deus – Catedral da Família

Assembleia de Deus – Ministério Vila Nova

Assembleia de Deus Vila Rosa – Ministério Campinas

Federação Espírita do Estado de Goiás

Igreja Batista Renascer

Igreja do Evangelho Quadrangular – Região 352

Igreja Matriz de Campinas

Luz para os Povos – Ministério Serrinha