O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mende, participou, nessa segunda-feira (16), de solenidade de formatura de curso de capacitação de servidores do estado no centro cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia. O ex-presidente do STF, abordou temas políticas atuais e de grande importância no cenário brasileiro, sendo o principal deles, as crescentes manifestações da população contra o governo e a corrupção pelo Brasil.

O ministro Gilmar Mendes declarou que, os protestos de rua do domingo, para ele um recado claro de insatisfação da população com a corrupção:

“É claro que esse movimento de ontem surpreendeu a todos em termos de dimensão. Estamos falando em cerca de 2 milhões de pessoas, um número muito significativos. O conteúdo dessa vez é mais político, vai exigir de nós todos uma reflexão sobre o desenvolvimento político do Brasil, envolvendo a reforma política e o fim da impunidade para a corrupção”.

Porém, o ministro não acredita que as manifestações possa desencadear um impeachment, devido à complexidade dos fatores que podem caracterizar um processo desse tipo:

“Não acredito que seja isso que vá gerar um processo de impeachment. O governo precisar ter elementos de ameaça à governabilidade e algum crime de responsabilidade. Quando o governo tiver esses componentes na prática, pode ser que o impea
chment seja a solução. Não basta só um julgamento jurídico, tem que ser aprovado também por dois terços das duas casas (câmara e senado)”. 

*Com informações de Mirelle Irene

Ouça a rportagem completa em áudio:

{mp3}MIRELLE_MAT__Gilmar_Mendes{/mp3}