Na tarde desta quinta-feira (19/3) a presidente da República, Dilma Rousseff, do PT, assinou, em Goiânia, ordem de serviço autorizando a construção do BRT Norte-Sul – corredor de ônibus que promete melhorar a qualidade e velocidade do transporte público coletivo na capital. Os investimentos do governo federal através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade Urbana são, até o momento, de R$ 543,3 milhões de reais.

As obras de implantação do BRT devem começar em até trinta dias. O prazo previsto para conclusão é de 20 meses. O corredor terá 21,8 quilômetros de extensão, beneficiando aproximadamente 120 mil usuários por dia. A expectativa e a de que a velocidade média dos ônibus passem de 14 para 30kh. As quatro linhas serão alimentadas com 82 veículo – sendo 52 bi-articulados e 30 convencionais.

Dilma desembarcou no aeroporto, às 14h40, e foi recepcionada pelo prefeito Paulo Garcia, do PT, e o governador Marconi Perillo (PSDB). Em seguida seguiu para o Paço Municipal onde foi recepcionada por aproximadamente três mil pessoas que a aplaudiram quando entrou no local. Do lado de fora, 25 pessoas protestavam contra seu governo e a corrupção no país. Após a exibição de um vídeo institucional sobre a implantação do BRT, Dilma destacou as obras de seu governo em mobilidade urbana e disse que, em Goiânia, o corredor “mudará a articulação do transporte”.

Em seu discurso, a presidente enalteceu as parcerias do Palácio do Planalto com a Prefeitura de Goiânia e o governo do estado de Goiás. Dilma ressaltou que politicamente é adversária do governador Marconi Perillo, mas administrativamente é parceira, disponibilizando para o estado uma série de obras.

A exemplo de outras vezes, quando Dilma esteve em solo goiano, Marconi parabenizou a petista pelos investimentos federais aplicados no estado. “Nunca, em Goiás, ninguém ouviu uma palavra minha que não fosse de respeitado para com a senhora”, diz o tucano.

Perillo ressaltou que é contra qualquer tipo de “intolerância e desrespeito”. Ele ainda disse “que em muitos momentos” defendeu a petista dentro do seu partido. O tucano também registrou que as diferenças partidárias não podem influenciar na administração pública.

O prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, usou a palavra para destacar obras realizadas na capital com apoio da União. Garcia ainda demonstrou apoio à Dilma, afirmando que o Brasil avançou muito nos últimos anos em que foi governado pelo PT.

Aeroporto

Além de assinar ordem de serviço que autoriza a implantação do BRT, Dilma também anunciou a retomada das obras da pista e do pátio do aeroporto de Goiânia. Segunda ela, o serviço será retomado no início de abril e deve ser concluído em novembro deste ano.