24 de março é o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. O Cidadania em Destaque se antecipou à data e, nesta segunda-feira, 23, abordou todos os lados dessa doença, que mata quando não tratada, mas que tem 100% de cura quando acompanhada adequadamente. O preconceito e a falta de conhecimento em relação à enfermidade ainda causam exclusão do convívio social em pacientes contaminados pelo bacilo e a interrupção do tratamento.
O enfermeiro Emílio Miranda, da Coordenação de Tuberculose da Secretaria Estadual de Saúde, foi o convidado no estúdio e esclareceu as dúvidas dos ouvintes, respondendo às perguntas feitas pelo telefone ou aplicativo Whatsapp.
No ano passado, foram confirmados 808 novos casos de tuberculose em todo o Estado de Goiás, sendo 205 deles só em Goiânia. O tratamento da doença dura de 6 a 9 meses, dependendo de cada caso. Quanto mais cedo for diagnosticada a enfermidade, melhor a resposta no combate. Os principais sintomas da tuberculose são emagrecimento, cansaço, febre no final do dia, suor durante a noite e tosse, com ou sem catarro, que persista por 3 ou mais semanas. O diagnóstico pode ser feito em qualquer unidade de saúde.
Ouça a íntegra do Cidadania em Destaque e saiba mais sobre a Tuberculose
PRIMEIRA PARTE DO PROGRAMA
{mp3}stories/2015/Março/TUBERCULOSE.jpg{/mp3}
SEGUNDA PARTE DO PROGRAMA
{mp3}stories/2015/Março/TUBERCULOSE_02{/mp3}